Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hacker divulga ferramenta que desvenda vulnerabilidades em navegadores; Microsoft protesta

Hacker divulga ferramenta que desvenda vulnerabilidades em navegadores; Microsoft protesta


Engenheiro do Google Michal Zalewski alega ter avisado a Microsoft em julho, empresa de Redmond diz que problemas só foram descobertos em dezembro.

Aylons Hazzud

Uma pequena ferramenta chamada cross_fuzz está causando rebuliço no mundo dos navegadores, com protestos da Microsoft contra a publicação da ferramenta. O pequeno software foi criado especificamente para descobrir falhas em navegadores e tem se revelado muito competente nesta função: Internet Explorer, Firefox, Opera e navegadores baseados no WebKit (Google Chrome e Safari) já tiveram algumas falhas expostas pelo programinha.
A ferramenta foi criada em meados do ano passado pelo hacker Michal “lcamtuf” Zalewski, atualmente funcionário do Google. As falhas descobertas foram repassadas aos responsáveis por cada navegador a fim de que as falhas pudessem ser corrigidas, assim como o próprio cross_fuzz. E aí surge a confusão: enquanto as equipes da Mozilla, Opera e WebKit (o que inclui o Google) já tomaram providências para corrigir as falhas, a Microsoft não consertou o Internet Explorer, preferindo pedir a Zalewski que não divulgasse o programa. Zalewski recusou, e agora a Microsoft o acusa de facilitar a vida dos bandidos online.
Zalewski publicou um relato (http://bit.ly/gkQjjC) de seus contatos com a Microsoft e explica que decidiu publicar o software no tempo previsto por acreditar que as falhas já são conhecida por invasores chineses (http://bit.ly/icZReX). O relações-pública da Microsoft Jerry Bryant alega que até o dia 21/12/10 a empresa de Redmond não havia identificado nem sido informada por Zalewski de nenhuma falha, e por isto ainda a correção ainda não foi liberada.
A falha não é das mais críticas, pois nos Windows Vista e 7 o IE roda em modo protegido, limitando o impacto da vulnerabilidade, e também porque ainda não foi encontrada nenhum vírus ou ataque que faça uso desta brecha de segurança. O efeito mais imediato é portanto o aumento da animosidade entre o Google, onde Zalewski trabalha como engenheiro de segurança de sistemas, e a Microsoft, que em julho havia se queixado da divulgação de outra falha do Windows pelo Google.

Fonte:http://aylons.geek.com.br/posts/14487-hacker-divulga-ferramenta-que-desvenda-vulnerabilidades-em-navegadores-microsoft-protesta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............