Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

GLOSSARY

Glossário

Black hat SEO

No mundo dos mecanismos de pesquisa, Black Hat se refere a um conjunto de técnicas que têm o objetivo de manipularas principais variáveis para enganar os mecanismos de busca, oferecendo-lhes geralmente conteúdo diferente do oferecido a pessoas navegando pelo site.

Bots

Abreviação para robots, os robôs dos sites de busca que varrem a internet atrás de novo conteúdo para disponibilizá-los em seus resultados de pesquisa.

Breadcrumbs

Breadcrumbs são auxiliares de navegação que aparecem geralmente no topo da página, indicando o nível hierárquico do site em que se encontra o internauta, permitindo que este facilmente retorne às páginas navegadas anteriormente. Ex: Home > Produtos > Tênis > Adidas > Barricade V Ltd Men

Busca Personalizada

Conceito introduzido pelo Google aonde o histórico de pesquisas do usuário é levado em conta na hora de apresentar os resultados de busca natural, dando maior peso aos tópicos de seu interesse. Se um usuário costuma acessar constantemente um determinado site de carros, a busca por "carros" por esse usuário no Google provavelmente trará esse determinado site em uma posição destacada nos resultados.

Buscadores

Veja mecanismos de pesquisa.

Cadastros de Sites

Existem diversos sites de diretórios, (ex.: DMOZ) e sites de busca (ex. Google), que oferecem a webmasters a opção de cadastro de seus sites para terem o seu conteúdo exibido. Diversas empresas e softwares oferecem serviços de cadastro neste tipo de sites.

Cloaking

Método Black Hat aonde o conteúdo exibido por um site para os robôs dos sites de busca é diferente do conteúdo exibido para pessoas.

Compra de Links

Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Prática comum no mundo da propaganda, a compra de links se tornou uma ferramenta muito usada por webmasters (mas reprovada pelos mecanismos de pesquisa) para aumentar rapidamente o PageRank de páginas na internet.

Conteúdo Duplicado

Os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu mas principalmente fora dele - sites diferentes com conteúdo repetido - devem ser ao máximo evitados.

Doorway Pages

Páginas de um site geralmente em grande quantidade com conteúdo praticamente repetido, modificando-se apenas a principal keyword. O objetivo é rankear para o maior número possível de palavras-chave. Por exemplo, um site pode criar páginas de visto de viagem para cada um dos países do mundo, alterando apenas o país de uma página para outra. O Google considera Doorway Pages como Spam, sendo passível de punição.

Googlebot

"Robô" do Google. Na verdade, Googlebot são os computadores do Google varrendo a internet, seguindo os links de uma página para identificar novas páginas, seguindo os links dessas novas páginas para encontrar mais páginas, e assim por diante.

Índice

O índice de um mecanismo de busca é o conteúdo da internet varrido e armazenado em seus servidores pelos robôs dos buscadores como o Googlebot. Com a informação armazenada, os mecanismos de pesquisa podem oferecer em frações de segundo os sites mais relevantes para as palavras-chave pesquisadas por usuários.

Inside Search

Em alguns casos e alguns países, o Google exibe uma caixa de busca dentro de seus resultados, permitindo aos usuários realizarem buscas dentro do site sem ter de entrar nele. A esse recurso chamamos insite search.

Keyword Stuffing

Consiste em criar diversas repetições da mesma palavra, não necessariamente com um sentido para quem está lendo, com o objetivo de fazer com que a página seja mais importante para aquelas palavras-chave.O Google consdera keyword stuffing como search engine spam, sendo passível de punição.

Landing Page

Também conhecida como página de destino ou página de aterrisagem, é a primeira página visitada por um internauta ao chegar a um site.

Link Farm

Termo em inglês para "fazenda de links". São sites que existem com o propósito de vender espaços em suas páginas para aumentar o PageRank das páginas de quem está comprando o link.

Marketing

Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor -def. Michaelis

Marketing de Busca

Iniciativas de marketing focadas em torno dos sites de busca como o Google, Yahoo, MSN, Altavista. O início de um trabalho de marketing de busca é a seleção de palavras-chave que uma vez digitadas no campo de busca desses sites representem clientes em potencial. A partir dessa palavra-chave digitada é traçada toda a estatégia de marketing de busca.

Mecanismos de Busca

Veja mecanismos de pesquisa.

Mecanismos de Pesquisa

Mecanismos de pesquisa são aplicativos desenvolvidos para facilitar a busca de informações na internet. Os mais conhecidos são o Google, Yahoo e MSN Live Search.

Motores de Busca

Veja mecanismos de pesquisa.

Msnbot

Nome dado ao Robô de rastreamento do msn.

Nofollow

Mecanismo utilizado para que links em uma página não sejam considerados pelos mecanismos de pesquisa. Pode ser útil em comentários de blog suscetíveis a SPAM ou para criar links para sites que sejam penalizados pelo Google. Também é utilizado para controlar o fluxo de PageRank. Sintaxe de exemplo: Troca de links .

Overture

Empresa comprada pelo Yahoo, que teve recentemente o nome do serviço mudado para Yahoo Search Marketing.

PageRank

O nome PageRank ou PR é uma uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores, baseada na quantidade e qualidade de "votos" - links - que cada página recebe. O PageRank é constantemente atualizado e varia de 0 a 10 , sendo PR=10 o Google, PR=9 a Casa Branca e a NASA, e algumas poucas páginas na internet. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do Terra e do UOL têm PR=8 (em 19/10/08).. Quanto mais alto for o PageRank, maior a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

Palavra-chave

Conjunto de palavras digitadas por usuários no campo de busca de mecanismos de pesquisa como o Google e o Cadê.

Penalidade

Sites que infrinjam as diretrizes dos buscadores correm o risco de serem penalizados com a perda de posições na tela de resultados ou com a total exclusão de seu site do índice dos buscadores.

Personalized Search

Veja Busca Personalizada.

Redirecionamento

Existem diversas formas de "redirecionar" o visitante de uma página a outra. Esse redirecionamento afeta também o índice de um site no Google. O Google recomenda o redirecionamento permanente (301) para que as páginas em seu índice assumam o endereço da nova página sem perda de PageRank e posicionamento.

Relevância

Mecanismos de busca classificam os resultados das buscas efetuadas baseado na relevância dos sites em seu índice em relação à palavra buscada.

Resultados Naturais

Os resultados naturais são a área de resultados principal dos mecanismos de busca, e não são influenciados por pagamento aos mesmos mecanismos de busca. O trabalho de SEO busca melhorar a classificação de sites nesta área de pesquisa.

Resultados Orgânicos

Veja resultados naturais.

Robô

No mundo dos mecanismos de busca, Robô é o termo utilizado para descrever os sistemas dos sites de busca que varrem a internet indexando o conteúdo que encontram em seus servidores. Eles seguem automaticamente os links das páginas de uma forma automatizada, daí o nome robô. Os robôs mais conhecidos são o Googlebot (google), msnbot (MSN), Yahoo! Slurp (Yahoo!).

RFI

 Remote File Inclusion (RFI) é um tipo de vulnerabilidade mais freqüentemente encontrados em sites, que permite a um atacante para incluir um arquivo remoto normalmente através de um script no servidor web . A vulnerabilidade ocorre devido ao uso do produto fornecido a entrada do usuário sem a devida validação. Isso pode levar a algo tão mínimo como saída o conteúdo do arquivo, mas dependendo da gravidade, para listar alguns, pode levar a:

Scraping

Técnica utilizada por black hats, aonde conteúdo da internet vindo de blogs e sites é copiado e utilizado para montar novas páginas no site (aos milhares), muitas vezes com o conteúdo misturado para que os sites de busca não identifiquem a cópia.

Search Engine

Palavra em inglês para "Mecanismo de Pesquisa".

Scanner RFI

 Utilisado por Hackers - DEFACE, para varredura na internet atraves de sites de busca com intuito de encontrar Vulnerabilidade RFI - Remote File Inclusion em sites.

SEM

Sigla em inglês para Search Engine Marketing. Enquanto SEO foca em melhorar os resultados naturais, SEM engloba também a parte relacionada a links patrocinados, isto é, resultados pagos. SEM também é o nome dadopelo Google e Yahoo às agências de marketing que lidam com marketing de busca.

SEO

Termo em inglês para otimização de sites para mecanismos de pesquisa, também comumente referido como SEO.

SEO

Search Engine Optimization é o processo de melhorar o posicionamento de um site na tela de resultados naturais dos sites e busca.

SERP

A tela de resultados é támbem chamada de SERP (Search Engine Results Page) e é onde o Google e demais sites de busca disponibiliza seus resultados naturais.

Site de Busca

Sites que têm coom principal busca oferecer respostas às pesquisas de usuários. Sites de busca indexam conteúdo da internet em seus servidores para poder oferecer respostas às pesquisas em frações de segundo. Os principais sites de busca são o Google, Yahoo, MSN Live Search.

Sitelink

O Google exibe os resultados de alguns sites com uma série de links internos para esse mesmo site. Digite por exemplo TERRA no Google e você terá, além da descrição do site, 8 links apontados para áreas internas do terra.com.br. Esses links são chamados de sitelinks.

Slurp

Veja Yahoo! Slurp.

Snippet

Snippet é um trecho de texto geralmente de 2 linhas que aparece logo abaixo do título do site na tela de resultados do Google e que descreve o conteúdo da página.

Spam, Search Engine

Search Engine Spam é o conteúdo gerado por técnicas black hat com o intuito de melhorar o posicionamento de um site. Geralmente Search Engine Spam é conteúdo exibido apenas aos bots dos sites de busca, mas pode também ficar visível a usuários, geralmente oriundo de conteúdo copiado de outros blogs, rss feeds, sites. Sites com spam podem ter milhares de páginas com conteúdo copiado, caracterizando o Spam.

Stemming

Variações de palavras, trazendo a palavra à sua "raíz". Uma busca no Google por "flor" pode trazer resultados de sites com as palavras "flor", "flores", ou mesmo "florida".

Submeter URL

Veja cadastro de sites.

Troca de Links

Troca de Links são trocas de links entre diferentes sites, algo como "eu aponto para o seu site e você aponta para o meu". Troca de links é usado com frequência para aumentar o PageRank de uma página, e quando utilizado com esse propósito, fere as diretrizes dos mecanismos de pesquisa.

URL

Universal Resource Locator, ou o endereço de uma página na internet. Possui geralmente a sintaxe http://www.site.com.br.

White Hat SEO

White Hat SEO é uma vertente SEO que segue por via de regra as diretrizes dos mecanismos de busca em seu trabalho de melhorar o posicionamento de um site nos resultados naturais.

Yahoo

Site de busca e conteúdo. É o segundo buscador mais utilizado no mundo depois do Google.

Yahoo! Slurp

Nome dado ao Robô de rastreamento do Yahoo!.

EXPLOIT

Um exploit (em português explorar, significando "usar algo para sua própria vantagem") é um pedaço de software, um pedaço de dados ou uma sequência de comandos que tomam vantagem de um defeito, falha ou vulnerabilidade afim de causar um comportamento acidental ou imprevisto a ocorrer no software ou hardware de um computador ou em algum eletrônico (normalmente computadorizado). Tal comportamento frequentemente inclui coisas como ganhar o controle de um sistema de computador, permitindo elevação de privilégio ou um ataque de negação de serviço.

PAYLOAD

Na computação, payload (às vezes referenciado como o corpo de dados) refere-se à carga de uma transmissão de dados.

É a parte dos dados transmitidos, que é o objetivo fundamental da transmissão, excluindo as informações enviadas com ela (como cabeçalhos ou metadados, também conhecido como dados complementares, que podem conter, dentre outras informações, a identificação da fonte e do destino dos dados) apenas para facilitar a entrega.1 2

Uma vez que estes são utilizados apenas no processo da transmissão, eles são removidos do pacote ao chegar ao destino. Assim, payload refere-se aos dados recebidos pelo sistema destino.

BANKER

Banker além de significar "banqueiro" em inglês, representa uma nova variação advinda do termo Hacker, como tantas outras ramificações do termo; cracker (que usam o hacktivismo de maneira destrutiva e para o próprio interesse)

Os Banker são voltados ao roubo de informações bancárias, seja como programador dos trojans, seja como laranja, ou aliciador/integrante em quadrilhas. Estas informações são utilizadas para saques, compras, transferências indevidas da conta bancária das vítimas, e até mesmo para venda ou troca entre outros bankers.

CARDER

Carder é um termo amplamente utilizado por pessoas que atuam em grupo ou sozinhas na internet com o intuito de conseguir dados de cartões de créditos para fraudes on line. Os grupos de carders (carding) normalmente se reúnem em salas de bate papo IRC (Internet Realy Chat) em servidores instalados em máquinas vulneráveis. Usualmente um carder analisa determinado shopcart em busca de vulnerabilidades, principalmente para baixar (download) o banco de dados com os dados dos clientes da loja vitima. Após a extração dos dados da loja vitima, o carder utiliza os dados para compra em outra loja. Os produtos são entregues em laranjas, chamados por eles de DROP ou Drops. Com a vinda dos sistemas moset (Verified by Visa) a vida dos carders passou a ser mais complicada, dando então espaço para a aplicação de novos golpes, como roubo de senhas de bancos, se tornando o famoso banking.

Ofuscação e Encriptação de Código

Também conhecidas como Code Obfuscation and Encryption (COE), são técnicas utilizadas para prevenir a Análise Estática de Código. Diferente da Eliminação Simbólica (Eliminating Symbolic Information – ESI), a COE é aplicada após a compilação do programa, modificando o binário original antes de ser entregue ao cliente. A encriptação de código normalmente não cria muita dificuldades para os crackers mais experientes, pois os códigos necessários para a decriptação fica presente no próprio executável. Basta uma análise online para o cracker encontrar a lógica e chave da decriptação. Para descobrir a chave de decriptação é simples. Com um debugger, executa-se o binário encriptado e observa-se o fluxo de execução. Todas instruções que indicam ponteiros para funções passarão por um trecho de código antes da execução. Este código é o próprio responsável pela decriptação. De posse dele é possível reverter todo o programa.

CODER

Coder no meio hacking é o programador, que cria scripts de automação exploits ou trojans banking.


Ameaça física

Nesse contexto, qualquer ameaça a informações sensíveis resultante de pessoas com acesso presencial ao hardware de um computador ou resultante de outros riscos físicos como quebra, acidentes ou desastres naturais.

Android

Um sistema operacional de código aberto baseado em Linux para smartphones e tablets, desenvolvido pelo Google.

APG - Android Privacy Guard

Um aplicativo FOSS para smartphones Android que facilita criptografia OpenPGP. Pode ser integrado ao K9 Mail.

Aplicativos Java

Pequenos programas que rodam em diversos sistemas operacionais, multiplataforma. Usados com frequência para agregar funcionalidades extras em páginas da internet.

App Store

O repositório padrão onde podem ser encontrados e baixados aplicativos para iPhone.

Arquivo .apk

 A extensão de nome de arquivos usada para aplicativos Android.

Arquivo Swap ou Área de troca

Um arquivo no computador no qual ocasionalmente são gravados dados, alguns dos quais podem ser sensíveis, de modo a melhorar a performance.

Assinatura digital

Uma forma de usar criptografia para provar que um arquivo ou mensagem realmente vem de quem diz tê-los enviado.

Avast

Uma ferramenta antivírus freeware.

Banco de dados seguro de senhas

Uma ferramenta capaz de criptografar e armazenar senhas e que usa uma única senha mestre.

Basic Input/Output System (BIOS)

O primeiro e mais profundo nível de software em um computador. A BIOS permite configurar várias preferências avançadas relacionadas ao hardware, incluindo uma senha de inicialização.

BlackBerry

Uma marca de smartphones que roda o sistema operacional BlackBerry, desenvolvido pela Research In Motion (RIM).

Blacklist ou Lista Negra

Uma lista de sites, páginas ou serviços da internet bloqueados que não podem ser acessados devido a políticas restritivas de filtros.

Bluetooth

Um padrão de comunicação física sem fio para a troca de dados a curtas distâncias entre dispositivos fixos, como um computador, e móveis, como um celular. O Bluetooth usa ondas curtas de transmissão de rádio.

Bootar, Dar boot ou Inicializar

O ato de iniciar um computador.

Cabo de segurança

Um cabo que pode ser usado para prender ou fixar laptops ou outras peças de hardware, incluindo HDs externos e computadores pessoais, a uma parede ou mesa, de forma a evitar que sejam movidos.

Cartão SIM

Um cartão pequeno e removível que deve ser inserido em um telefone celular para que se possa usar os serviços de uma empresa de telefonia. Cartões SIM também podem armazenar números de telefones e mensagens de texto.

CCleaner

Uma ferramenta freeware que remove arquivos temporários e rastros potencialmente sensíveis deixados no disco rígido por programas usados recentemente ou pelo próprio sistema operacional Windows.


Certificado de segurança

Uma forma de sites seguros e serviços da internet provarem, por meio de criptografia, que são quem dizem que são. Para que o navegador aceite como válido um certificado de segurança, o serviço ou site deve pagar por uma assinatura digital de uma organização confiável. Como isso custa dinheiro que algumas operadoras não estão dispostas a pagar, às vezes um erro de certificado de segurança aparece mesmo quando se visita um serviço válido.


Circunvenção ou Contorno à censura

O ato de contornar filtros de internet para acessar páginas ou sites bloqueados e outros serviços de internet.

Clam Win

 Um programa antivírus FOSS para Windows.

Cobian Backup

 Uma ferramenta FOSS para cópias de reserva (backup). A versão mais recente do Cobian é um freeware de código fechado, mas as anteriores são publicadas como FOSS.

Código fonte

 O código escrito por programadores que permite a um software ser criado. O código fonte de uma ferramenta revela como ela funciona, e se pode ser insegura ou maliciosa.

Comodo Firewall

 Uma ferramenta freeware de firewall, ou barreira de segurança.

Cookie

 Um pequeno arquivo, salvo no computador pelo navegador de internet, que pode ser usado para guardar informações ou identidade para sites da internet.

Criptografia ou Encriptação

 Uma forma de usar a matemática para criptografar, ou embaralhar, informação, de forma que esta só possa ser decriptada e lida por alguém que tenha uma peça específica de informação, como uma senha ou uma chave de criptografia.

Cryptonite

 Um aplicativo FOSS para criptografar de arquivos em smartphones Android.

Domínio ou Nome de domínio

 O endereço, em palavras, de um site ou serviço na internet. Por exemplo, www.securityinabox.org.

EDGE, GPRS, UMTS

 Enhanced Data Rates for GSM Evolution, General Packet Radio Service, e Universal Mobile Telecommunications System – tecnologias que permitem a dispositivos móveis se conectarem à internet.

Enigmail

 Um complemento, ou add-on, para o programa de e-mail Thunderbird que o habilita a enviar e receber e-mail criptografado e assinado de forma digital.

Eraser

 Uma ferramenta que apaga informações de forma segura e permanente em um computador ou dispositivo removível de armazenamento de dados.

Esteganografia

 Qualquer método de esconder informações sensíveis de modo que pareça outra coisa. Normalmente usada para evitar atrair atenção indesejada à mensagem.

F-Droid

 Um repositório alternativo onde vários aplicativos FOSS para Android podem ser encontrados e baixados.

Firefox

 Um navegador popular de internet FOSS, alternativo ao Microsoft Internet Explorer.

Firewall

 Uma ferramenta que protege o computador de conexões não seguras originárias de ou destinadas a redes locais ou internet.

Fonte de alimentação ininterrupta ou No-break

 Um equipamento que permite a computadores continuar operando por um breve período de tempo ou desligar da forma correta no caso de súbita falta de energia.

FOSS

 software livre e de código aberto - Este tipo de software é disponível de forma gratuita e não possui restrições legais que impeçam alguém de testá-lo, compartilhá-lo ou modificá-lo.

Freeware

O termo inclui programas que são gratuitos mas sujeitos a restrições técnicas ou legais que não permitem acessar o código fonte usado para criá-lo.

Gibberbot

 Um aplicativo FOSS para Android que facilita conversas (chats) seguras pelo protocolo XMPP (também usado pelo Google Talk). É compatível com o Off-the-Record e, quando usado junto com o Orbot, pode rotear as conversas pela rede Tor.

GNU/Linux

 Um sistema operacional FOSS, alternativo ao Windows, da Microsoft.

Google Play

 O repositório padrão de onde podem ser encontrados e baixados aplicativos para Android.

Gravador de CD

 Um dispositivo CD-ROM de um computador que pode escrever dados em CDs em branco ou virgens. Gravadores de DVD fazem o mesmo com DVDs em branco. Dispositivos CD-RW e DVD-RW podem apagar e reescrever informações mais de uma vez no mesmo disco CD-RW ou DVD-RW.

 Guardian Project ou Projeto Guardian - Uma organização que desenvolve aplicativos para smartphones, melhorias nos sistemas operacionais de dispositivos móveis e personalização com foco em privacidade e segurança.

 Hacker - Nesse contexto, um criminoso cibernético que pode tentar acessar informações sensíveis ou assumir o controle de seu computador remotamente.

 Infrared Data Association (IrDA) - Um padrão de comunicação sem fio para a troca de dados a curta distância. Usa o espectro infravermelho de luz. O IrDA foi substituído pelo Bluetooth em equipamentos modernos.

 IP ou Endereço de IP - Um identificador único atribuído a um computador quando conectado à internet.

 iPhone - Uma marca de smartphones desenhada pela Apple e que roda o sistema operacional iOS, da empresa.

 Jailbreaking - O termo significa "sair da prisão". Trata-se do processo de destravar funcionalidades que vêm bloqueadas pelo fabricante em um iPhone, para ganhar acesso integral ao sistema operacional.

 K9 Mail - Um cliente de e-mail FOSS para smartphones Android que permite usar criptografia OpenPGP quando junto com o aplicativo APG.

 KeePass - Um banco de dados de senhas seguro. Freeware.

 Keylogger - Um tipo de spyware que grava as teclas digitadas no teclado de um computador e envia essas informações a alguém. Keyloggers costumam ser usados para ganhar acesso a contas de e-mail ou roubar senhas.

 LiveCD - Um CD que permite a um computador rodar um sistema operacional diferente, de forma temporária.

 Malware - Um termo geral que engloba todos os tipos de software maliciosos, incluindo vírus, spyware (programas espiões), trojans e outras ameaças.

 NoScript - Um plugin (add-on) de segurança para o navegador Firefox, usado para a proteção contra programas maliciosos que podem estar presentes em páginas da internet.

 Obscuracam - Um aplicativo FOSS para smartphones Android usado para proteger a identidade das pessoas. Facilita a edição em fotografias, como borrar rostos.

 Off the Record (OTR) - Um plugin de criptografia para o programa Pidgin, de troca de mensagens instantâneas. O termo off the record vem do jornalismo, quando fontes dão entrevistas ou abrem informações que não podem ser gravadas.

 Orbot - Um aplicativo FOSS para smartphones Android que permite a programas como Orweb ou Gibberbot conectarem-se à rede Tor.

 Orweb - Um navegador de internet FOSS para smartphones Android que, quando usado junto ao Orbot, facilita navegar pela rede Tor.

 Peacefire - Assinantes desse serviço gratuito recebem e-mails periódicos com listas atualizadas de proxies de circunvenção, usados para contornar a censura na internet.

 Pidgin - Uma ferramenta FOSS de troca de mensagens instantâneas que suporta um plugin de criptografia chamado Off the Record (OTR).

 Política de segurança - Um documento escrito que descreve como uma organização pode se proteger de várias ameaças, incluindo uma lista de passos a serem dados caso aconteça algum evento relacionado à quebra de segurança.

 Provedor de serviços de internet (ISP) - A empresa ou organização que fornece a conexão inicial à internet. Governos de muitos países exercem controle sobre a rede usando filtros ou vigilância aplicados nos provedores que operam naqueles países.

 Proxy - A palavra significa delegar algo a alguém para que esse alguém faça algo por você. Nesse contexto, é um ponto intermediário para o qual se pode canalizar toda ou parte da comunicação; aquele ponto, então, acessaria um site, página ou serviço da internet. Normalmente, é usado para contornar a censura na rede. Um proxy pode ser público ou requerer registro com nome e senha para acessá-lo, mas poucos são seguros e usam criptografia para proteger a privacidade das informações que passam por eles.

 RiseUp - Um serviço de e-mail feito por e para ativistas, e que pode ser acessado de forma segura diretamente da rede ou pelo uso de clientes de e-mail como o Mozilla Thunderbird.

 Rooting - O processo de destravar funcionalidades bloqueadas pelo fabricante em um smartphone Android, ganhando acesso integral ao sistema operacional.

 Roteador - Um equipamento de rede por meio do qual os computadores se conectam a redes locais, e por meio do qual várias redes locais acessam a internet. Switches, gateways e hubs executam tarefas semelhantes, assim como os chamados access points (ou pontos de acesso) sem fio em computadores equipados para usá-los.

 Secure Sockets Layer (SSL) - A tecnologia que permite manter uma conexão segura e criptografada entre um computador e sites visitados na internet. Quando a conexão a uma página é feita por SSL, o endereço do site começará com HTTPS em vez de HTTP.

 Servidor - Um computador que permanece ligado e conectado à internet para prover algum serviço, como hospedar uma página da rede ou enviar e receber e-mails a outros computadores.

 Sistema de Posicionamento Global (GPS) - Um sistema satélite de navegação global que informa a localização e horário em quaisquer condições de tempo, em qualquer lugar da Terra ou próximo a ela, onde há visão (quase) desobstruída do céu.

 Skype - Uma ferramenta freeware de Voz sobre IP (Voice over IP - VoIP) que permite a comunicação gratuita com outras pessoas que usem Skype e também a ligação para telefones fixos ou celulares, pagando uma taxa. A empresa mantenedora do programa afirma que as conversas entre pessoas que usam Skype são criptografadas. Por ser uma ferramenta de código fechado, não é possível verificar se isso é verdade, mas muitos acreditam que seja. O Skype também suporta troca de mensagens instantâneas.

 Software proprietário - O oposto do software livre e de código aberto (FOSS). Esses programas costumam ser comerciais, mas também podem ser freeware com licenças de uso restritivas.

 Spybot - Uma ferramenta freeware antimalware que busca, remove e ajuda a proteger o computador de programas spyware.

 Técnica mnemônica - Um truque simples para ajudar a lembrar de senhas complexas.

 Textsecure - Um aplicativo FOSS para Android que facilita o envio e o armazenamento criptografados de mensagens de texto.

 Thunderbird - Um programa de e-mails FOSS com várias funcionalidades de segurança, incluindo o suporte ao complemento (add-on) de criptografia Enigmail.

 Tor - Uma ferramenta de anonimato que permite contornar a censura na internet e ocultar os sites e serviços de internet visitados de quem possa monitorar a conexão. Também mascara a localização física (IP) de quem o usa.

 TrueCrypt - Uma ferramenta FOSS de criptografia de arquivos que permite armazenar informações sensíveis de forma segura.

 Undelete Plus - Uma ferramenta freeware que pode, às vezes, restaurar dados apagados de forma acidental.

 VautletSuite 2 Go - Um programa freeware de e-mail criptografado.

 Voz sobre IP (VoIP) - A tecnologia que permite usar a internet para se comunicar por voz com outras pessoas que estejam usando um serviço VoIP ou mesmo telefones e celulares.

 Whitelist ou Lista Branca - Uma lista de sites ou serviços de internet aos quais alguma forma de acesso é permitida, quando outros sites são bloqueados automaticamente.

 Windows Phone - Um sistema operacional para smartphone desenvolvido pela Microsoft.

 Wipe ou Remoção segura de arquivos - O termo significa esfregar. Na prática, é o processo de apagar dados de forma segura e permanente.


 Your-Freedom - Uma ferramenta freeware de circunvenção, que permite contornar filtros e conectar à internet por meio de um proxy privado. Se o programa estiver configurado de forma adequada, a conexão a tais proxies estará criptografada, protegendo a privacidade da comunicação.

4 comentários:

............