terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ajude o google encontrar seu site

Ajude o google encontrar seu site
Siga as diretrizes abaixo para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar o seu site. Mesmo que você decida não implementar as sugestões, recomendamos que preste atenção às "Diretrizes de qualidade", que destacam algumas práticas ilícitas que podem levar à remoção do seu site do índice do Google ou a outro tipo de penalidade. Se um site for penalizado, ele não será mais exibido nos resultados no Google.com.br ou em qualquer site parceiro do Google.

Quando o seu site estiver pronto:
Diretrizes de conteúdo e design
  • Construa um site com uma hierarquia clara e links de texto. Cada página deve ser acessada a partir de pelo menos um link de texto estático.
  • Mostre aos usuários um mapa do site que relacione o tópico às partes importantes do seu site. Se o mapa do site tiver muitos links, convém dividi-lo em várias páginas.
  • Utilize um número razoável de links por página.
  • Crie um site útil, com muitas informações e páginas que descrevam de forma clara e precisa o seu conteúdo.
  • Pense nas palavras que os usuários digitariam para encontrar as suas páginas e verifique se elas aparecem no seu site.
  • Tente usar texto, em vez de imagens, para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. O rastreador do Google não reconhece texto contido em imagens. Se for necessário usar imagens para conteúdo de texto, avalie a possibilidade de usar o atributo "ALT" para incluir algumas palavras de texto descritivo.
  • Verifique se os elementos e os atributos alt são descritivos e precisos.
  • Verifique se há links quebrados e corrija o código HTML.
  • Se você decidir usar páginas dinâmicas (por exemplo, o URL que contém um caractere “?”), saiba que nem todos os spiders de mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas dinâmicas e estáticas. Isso ajuda a manter os parâmetros curtos e a quantidade desses parâmetros pequena.
  • Analise as nossas diretrizes para imagens para conhecer as práticas recomendadas na publicação de imagens.
Diretrizes técnicas
  • Use um navegador de texto como o Lynx para examinar o seu site, pois muitos spiders de mecanismos de pesquisa veem o site do mesmo modo que o Lynx. Se recursos especiais como JavaScript, cookies, IDs de sessão, frames, DHTML ou Flash permitirem que você veja todo o site em um navegador de texto, os spiders dos mecanismos de pesquisa poderão ter dificuldade em rastrear o seu site.
  • Deixe que os robôs de pesquisa rastreiem o seu site sem que IDs de sessão ou argumentos acompanhem suas trajetórias no site. Essas técnicas são úteis para monitorar um determinado comportamento do usuário, mas o padrão de acesso dos robôs é completamente diferente. Se você usar essas técnicas, a indexação do seu site poderá ser incompleta, já que os robôs talvez não consigam eliminar os URLs que têm aspecto diferente, mas que apontam para a mesma página.
  • Verifique se o servidor web suporta o cabeçalho "If-Modified-Since HTTP". Esse recurso permite que o servidor web informe ao Google se houve alteração no conteúdo desde o último rastreamento do site. A utilização desse recurso permite obter economia na largura de banda e nas despesas gerais.
  • Use o arquivo robots.txt no servidor web. Esse arquivo informa aos rastreadores quais diretórios podem ou não ser rastreados. Verifique se ele está disponível no site para que você não bloqueie acidentalmente o rastreador do Googlebot. Acesse http://www.robotstxt.org/faq.html para saber como instruir os robôs quando visitarem o site. Você pode testar seu arquivo robots.txt para verificar se está utilizando-o corretamente com a ferramenta de análise do robots.txt disponível nas Ferramentas do Google para webmasters.
  • Faça um esforço para garantir que os anúncios não interfiram nas classificações dos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, os anúncios do Google AdSense e os links do DoubleClick têm o rastreamento bloqueado por um arquivo robots.txt.
  • Se a sua empresa adquirir um sistema de gerenciamento de conteúdo, verifique se o sistema cria páginas e links que podem ser rastreados pelos mecanismos de pesquisa.
  • Use o arquivo robots.txt para evitar a indexação de páginas de resultados de pesquisa ou outras páginas geradas automaticamente que não acrescentam valor para usuários provenientes de mecanismos de pesquisa.
  • Teste o site para verificar se ele aparece corretamente em navegadores diferentes.
  • Monitore o desempenho do seu site e otimize os tempos de carregamento. A meta do Google é fornecer aos usuários resultados mais relevantes e uma ótima experiência. Sites mais rápidos aumentam a satisfação do usuário e melhoram a qualidade geral da web (especialmente para os usuários com conexões lentas com a internet), e esperamos que, à medida que os webmasters aprimoram os seus sites, a velocidade geral da web melhore. O Google recomenda a todos os webmasters monitorar regularmente o desempenho do site usando o Page Speed, o YSlow, o WebPagetest ou outras ferramentas. Para obter mais informações, ferramentas e recursos, consulte Vamos tornar a web mais rápida. Além disso, a ferramenta Desempenho do site nas Ferramentas do Google para webmasters mostra a velocidade do seu site conforme a experiência de usuários do mundo todo.
Diretrizes de qualidade
Essas diretrizes de qualidade tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador, mas o Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas que não estão listadas aqui (por exemplo, registrar sites com nomes semelhantes aos de sites conhecidos, mas com uma ligeira diferença ortográfica). O fato de uma determinada técnica fraudulenta não constar desta página não significa que ela seja aprovada pelo Google. Os webmasters que se esforçam para manter os princípios básicos certamente proporcionarão uma melhor experiência aos usuários e, consequentemente, obterão melhores classificações do que aqueles que perdem tempo à procura de atalhos e brechas.
Se você acreditar que outro site está abusando das diretrizes de qualidade do Google, denuncie esse site em https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport. O Google prefere resolver os problemas de forma automatizada e escalonável. Por isso, tentamos minimizar conflitos em relação a spams. As informações sobre spam que recebemos são usadas para criar algoritmos escalonáveis que reconheçam e bloqueiem futuras tentativas de spam.
Diretrizes de qualidade - princípios básicos
  • Crie páginas principalmente para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa. Não engane os seus usuários nem apresente aos mecanismos de pesquisa um conteúdo diferente daquele que você exibe aos usuários, o que normalmente é chamado de "cloaking" (camuflagem do conteúdo real da página).
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar as suas ações para um site concorrente. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: "Isso ajudará os meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?"
  • Não participe de esquemas em que os links são usados para aumentar a classificação do seu site ou que utilizem o PageRank. Evite, principalmente, links para autores de spam ou para "más vizinhanças" na web, já que esses tipos de link podem prejudicar a classificação do seu site.
  • Não use programas não-autorizados para enviar páginas, verificar classificações etc. Esses programas consomem recursos de computação e violam os nossos Termos de Serviço O Google não recomenda a utilização de produtos como WebPosition Gold™, que enviam consultas automáticas ou programadas ao Google.
Diretrizes de qualidade - diretrizes específicas
Se concluir que o seu site não cumpre essas diretrizes, modifique-o para que ele cumpra as diretrizes e, em seguida solicite a reconsideração do seu site.


Fonte:http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=35769

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