Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprenda a programa $Part - 03

Isso mesmo, devido ao sucesso do aprenda a programar #1 e mais alguns outros fatores não tão importantes, nesta terça-feira, um presente do algoritmizando para vocês!
Dois posts da série Aprenda a programar em um único dia!
Para quem perdeu os outros posts anteriores, está aqui uma lista do que já foi passado:
Aprenda a programar #1 – Introdução a linguagem de programação e explicação de alguns conceitos importantes.
Aprenda a programar #2 – Introdução a algoritmos, portugol e conceitos.
Então vamos ao que interessa…

Sim, variáveis.
E para quem ainda não sabe, em programação, o uso da matemática é relativamente alto e é importante também, que você possua um bom raciocínio lógico. Sabe aquela matéria de lógica matemática, que você aprendeu no ensino médio, fundamental, ou qualquer que seja… poisé, ela é bastante útil aqui!

Mas o que são variáveis em programação?

Desenho de como seria uma variável
Desenho de como seria uma variável
Vamos entender variável, como uma caixa, na qual você pode dar o nome que lhe achar conveniente, e guardar o conteúdo que desejar.
Ou seja, toda variável tem um nome, valor e tipo.

Mas você não falou de tipo, o que é isso?

As variáveis, podem sem classificadas em:
  • numérica (numeros reais ou inteiros);
  • caracteres (sequências de texto);
  • booleanas (verdadeiro ou falso);
Em portugol, temos os tipos: real, inteiro, caractere logico

Então eu posso colocar qualquer nome em minha variável?

Sim e Não!
Como assim?
Certas palavras, são reservadas para o uso da linguagem, ou seja, essas palavras não podem ser utilizadas como um nome para sua variável, pois haveria um conflito na hora de interpretar o código.
Abaixo, uma tabela sobre as palavras reservadas do portugol:
Palavras reservadas do Portugol
Não se preocupe em decorar essa tabela, não é necessário! A medida em que você for aprendendo a programar em portugol, você saberá exatamente qual palavra é, e qual não é reservada pela linguagem.
Outras restrições para o nome de sua variável é:
  • O primeiro caractere de sua variável, deve ser necessariamente letra ou underline ‘_’. Não pode começar em números
  • Nomes de variáveis não podem ter espaços em branco. Nada de Coca Cola por exemplo.Uma variável correta seria ArgoHost, tudo junto e sem espaços.
  • Essa aqui chega a ser difícil… Não é permitido variáveis com mais de 127 caracteres (pasmem! quem criaria uma variável desse tamanho?)
  • E por fim, em Portugol, diferente de outras linguagens de programação, as variáveis não sãocase sensivity, ou seja, elas não diferenciam maiúsculas de minúsculas. Logo, BrUnO = bruno.

A tabela abaixo, exemplifica que tipo de conteúdo vai em cada variável.
Tipos de variáveis do portugol.

Aprenda a programa $Part - 02

Bem vindos ao segundo post da série: Aprenda a Programar
No primeiro post da série, abordamos alguns conceitos sobre linguagem de programação. A partir de hoje, iremos aprender uma pseudo-linguagem, para facilitar o entendimento futuro e adiquirir certa lógica de programação.
Mas por onde começar?
Para maioria dos seres mortais, a base de tudo, está nos Algoritmos

Segundo a Wikipédia
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
Ok Bruno… Agora traduz!!!
O algoritmo, é uma instrução, ou uma ordem que você dará ao computador, para que ele realize determinada tarefa. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o computador não é inteligente, quem é inteligente, é o programador!

Simplificando…

Para que o computador entenda algo, é necessário que você o “ensine” passo-a-passo, como deve proceder. Como em uma receita de bolo.
Um exemplo:
Em nossa linguagem, se eu fosse criar um algoritmo explicando o que acontece quando acordo até o momento que entro no chuveiro, seria mais ou menos o seguinte:
Inicio
Bruno Barbosa desperta
abre os olhos
senta na cama
coloca o primeiro pé no chão
põe o segundo
fica de pé
anda até a sala de estar
chuta com o mindinho do pé a ponta do sofá
diz algumas palavras de baixo calão devido ter machucado muito
continua caminhando
entra no banheiro
fica nu (ui)
entra em baixo do chuveiro
liga o chuveiro
toma banho
FIM
Pode-se perceber então, que tudo é um algoritmo.
O sistema de buscas do Google, tem um algoritmo por trás dele, o msn que vocês tanto gostam, também tem um algoritmo, e assim sucessivamente.
Para aprendermos melhor sobre isto, antes de passar para qualquer tipo de linguagem de programação propriamente dita, iremos aprender a programar em uma pseudo-linguagem, conhecida como Portugol ou Português Estruturado.

O portugol, é uma pseudo-linguagem criada para facilitar o aprendizado de algoritmos e lógica de programação, ela possui suas particularidades como qualquer outra linguagem, e a partir do próximo post, iremos passar a “programar” nesta linguagem, utilizando a ajuda do software VisualG. Então não percam e nos acompanhem, que toda terça, um post novo para você aprender a programar!

Aprenda a programa $Part - 01

Não sou matemático, muito menos especialista em estatística, mas acredito que 7 em cada 10 pessoas apaixonadas por tecnologia, já tiveram vontade de desenvolver seu próprio software, ou melhorar um outro código em um software livre.
É pensando nisso que o Algoritmizando estréia hoje uma nova seção!
Toda terça-feira, iremos postar uma matéria ensinando esse fantástico mundo de programação. começando a partir de algoritmos, e dependendo da participação do pessoal, nos comentários, dúvidas, etc, poderemos ir bem mais longe, e quem sabe, realmente formar alguns bons programadores…
Como hoje é apenas uma introdução do que há por vim, estarei dando um breve conceito sobre o que é uma linguagem de programação.Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador.Você pode programar para alcançar inúmeros objetivos, como por exemplo, desenvolver um software, para automatizar tarefas, quem sabe vende-lo e ficar rico! ou melhor ainda, já pensou em criar um jogo de computador? ficar famoso e…. rico!
Você também pode programar para web, desenvolver aplicativos e… se fizer sucesso, hmm… pode ficar rico! rsrs
Sim, a área de tecnologia é um mercado em constante crescimento e com salários iniciais relativamente altos. Se você tem uma paixão em especial por computadores, por que não entender sua linguagem e se comunicar melhor com eles ^^
Na verdade, os computadores não são inteligentes, como todos pensam. Inteligente é o programador!
O computador entende apenas a linguagem binário, ou seja, 1 e 0, ligado ou desligado, tensão alta ou tensão baixa… Não tem meio termo…
Quer dizer que tenho que aprender a programar em 0 e 1?
Negativo. Hoje em dia, temos o que chamamos de compiladores e interpretadores. São eles que fazem essa tradução de nossa linguagem para linguagem de máquina.Na linguagem interpretada, o código fonte é traduzido para linguagem de máquina no momento da interpretação (execução), e o código fica visível, enquanto na compilada, este é feito anteriormente, não sendo possível visualizar o código fonte.Resumidamente, as linguagens de baixo nível, são aquelas que possuem contato direto com o hardware do computador, geralmente linguagens compiladas, como por exemplo C, C++, Assembly…
Enquanto as linguagens de alto nível o contato é com o software, exemplos são linguagens interpretadas como Python, PHP, JavaScript, Pascal…


Precisa de saber se o seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?

Comando que permite saber qual é a arquitectura do nosso Ubuntu
Este sim­ples ar­tigo ajuda-o a saber qual é a ar­qui­tec­tura do Ubuntu que tem ins­ta­lado, se é 32­Bits ou se é 64­Bits. Por vezes é ne­ces­sário saber qual é ar­qui­tec­tura do Ubuntu para ins­talar de­ter­mi­nada apli­cação, assim, este pe­queno ar­tigo irá ajudá-lo a saber essa in­for­mação.
Antes de ex­plicar como saber qual é a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu, deve ter em  con­si­de­ração apenas dois con­ceitos ex­tre­ma­mente im­por­tantes:
  • Ar­qui­tec­tura do com­pu­tador;
  • Ar­qui­tec­tura do Ubuntu;
Estes dois con­ceitos são bem di­fe­rentes. En­quanto que o seu com­pu­tador pode ser ou 32­Bits ou 64­Bits, o Ubuntu, con­forme a ar­qui­tec­tura do seu com­pu­tador pode va­riar. Ou seja, caso o seu com­pu­tador seja 32­Bits, então só pode ter ins­ta­lado o Ubuntu de 32­Bits; no en­tanto, caso o seu com­pu­tador seja 64­Bits, então o seu Ubuntu, tanto pode ser de 32­Bits como de 64­Bits. Essa es­colha é feita quando se ins­tala o Ubuntu e, de­pois, quando ins­talar apli­ca­ções, essas apli­ca­ções devem se­guir a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu e não a ar­qui­tec­tura do seu com­pu­tador.
Assim, mesmo que o seu com­pu­tador seja de 64­Bits, caso o seu Ubuntu seja de 32­Bits, você tem de ins­talar apli­ca­ções de 32­Bits. Pelo con­trário, caso o seu Ubuntu seja de 64­Bits, então você pode ins­talar apli­ca­ções tanto de 32­Bits como de 64­Bits, no en­tanto, é al­ta­mente re­co­men­dável que ins­tale de 64­Bits para ter me­lhores de­sem­pe­nhos.

COMO SABER QUAL A AR­QUI­TEC­TURA DO UBUNTU?

Sendo assim, tendo em conta que já sabe os con­ceitos re­fe­ridos acima, então se tem dú­vidas de qual versão deve ins­talar de de­ter­mi­nada apli­cação, exe­cute o co­mando a se­guir no ter­minal para saber qual a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu:
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
Este co­mando irá apre­sentar um re­sul­tado que in­di­cará qual é a versão do seu Ubuntu. Por exemplo, no meu caso, tal como pode ver na imagem a se­guir, o meu Ubuntu é de 64­Bits:
Resultado num Ubuntu com arquitecura 64Bits
Caso fosse de 32­Bits, seria in­di­cado um re­sul­tado se­me­lhante ao da imagem se­guinte:
Resultado num ubuntu com arquitectura 32BIts

Total Créditos: http://ubuntued.info/precisa-de-saber-se-o-seu-ubuntu-e-32-ou-64bits
Postado no site ubuntued por:
  a 31 de Março, 2011 

Aptana, o substituto do Dreamweaver para Linux

Uma das grandes dificuldades dos utilizadores que gostam de Web Design no Linux, é a falta de um IDE que tenha suporte para as várias linguagens para páginas Internet, nomeadamente, PHPCSSJavaScript e HTML. Essa dificuldade torna-se evidente quando se conhece o Dreamweaver, que é um verdadeiro ambiente de desenvolvimento dedicado ao Web Design, e não se encontra programas que façam algo semelhante. Ora, o Aptana é um IDE que tentará colmatar essa grave lacuna no Linux, por isso continue a ler para saber mais sobre o Aptana.
Aptana Studio
Aptana é um IDE multi-plataforma open-source baseada no Eclipse e que suporta uma grande quantidade de linguagens de WebDesign. É compatível com as seguintes linguagens: CSSHTMLJavaScriptPHPRuby on RailsAdobe Air e muito mais, bastando, para isso, instalar o plugin apropriado.
Claro que o facto de ser compatível com estas linguagens não o torna um grande programa, aliás o Gedit é compatível com essas linguagens, e coloriza o código, mas não é, de forma alguma, um IDE aconselhável. O que torna o Aptana especial são as várias características que tornam o desenvolvimento mais rápido e simples, aproximando-o assim, do Dreamweaver.
AutoComplete do Aptana
Uma das características mais importantes de um IDE é o assistente de desenvolvimento que apresenta as várias funções/tags disponíveis para programar. Junto a esse assistente, normalmente, vem também um autocomplete de código que, no caso de haver apenas uma função ou tag disponível, ele completa automaticamente. Como é óbvio, o Aptana tem essa funcionalidade e, para além disso, essa funcionalidade é ainda mais completa que o normal, pois diz se determinada função é compatível com o Internet Explorer ou Firofox.
Funcionalidade "Split" do Aptana
Outra funcionalidade importante do Aptana é a capacidade de mostrar o resultado do código programado. O Aptana, para além da clássica opção de Preview, ainda tem uma funcionalidade extremamente importante que permite “partir” o ecrã a meio e mostrar de um lado o código e do outro o resultado. Para activar essa opção vá a Window→Preferences e, na nova janela: Aptana→Editors→HTML→Vertical Split View e reinicie o programa.
Funcionalidades de FTP e SVN do aptana
Como qualquer IDE, o Aptana também tem funcionalidades de indexação, tais como amostragem das várias funções programadas/disponibilizadas pelas bibliotecas importadas, amostragem dos ficheiros do projecto que estão no seu PC ou em FTP. Caso o utilizador goste de utilizar um sistema de controlo de versões, oAptana continuará a ser a melhor opção, pois é compatível com o SVN.
Por fim, como bom IDE que é, o Aptana tem um sistema de Debug que é extremamente importante para qualquer programador.
Plugins do Aptana
Aptana tem ainda muitas outras funcionalidades que cada utilizador deverá procurar ou na própria aplicação ou através de possíveis plugins que possa instalar para tornar o ambiente de trabalho mais pessoal e, por isso, mais eficiente.

Instalação

Actualmente, e infelizmente, ainda não existe nenhum repositório que nos possibilite instalar e manter o Aptana actualizado. Por isso, para o instalar, será necessário fazer download do ficheiro de instalação e, posteriormente, será necessário criar os atalhos manualmente.
A fazer download do Aptana
Desta forma, comece por visitar a página seguinte e faça download do ficheiro do programa:
A descompactar o programa numa pasta segura
Depois de fazer download do programa, descompacte-o e guarde a pasta resultante numa localização segura pois é o próprio programa e haverá links a apontar para a pasta. No meu caso, guardei o programa numa pasta oculta chamada “.bin” da minha pasta pessoal, ou seja, em:
/home/claudio/.bin
Depois, para executar o programa, basta dar duplo clique no ficheiro “AptanaStudio” da pasta descompactada. Para evitar trabalho desnecessário deverá criar um atalho no Menu Principal do Painel do Gnome.
Local do programa

Crie um atalho para o Aptana

Para criar um atalho no Menu do Painel do Gnome, clique na tecla da direita do rato em cima do menu e escolha a opção “Editar Menus”. Na janela que abrir, seleccione a secção onde quer adicionar o programa (aconselho a secção Desenvolvimento) e clique no botão “Novo Item”. Na nova janela deverá preencher da seguinte forma:
  • Nome: “Aptana Studio”
  • Comando: Clique no botão “Navegar” e navegue até ao ficheiro “AptanaStudio” referido acima.
  • Comentário: “IDE para WebDesign”
A adicionar atalho ao Menu Principal

Fonte:http://ubuntued.info/aptana-o-substituto-do-dreamweaver-para-linux
Credito total::http://ubuntued.info Publicado por  a 28 de Julho, 2009  no site ubuntued
RECOMENDO

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Anonymous ataca site de segurança e divulga dados de 75.000 cartões de crédito.

Anonymous ataca site de segurança e divulga dados de 75.000 cartões de crédito.


O Anonymous ataca novamente. Dessa vez, os hackers foram além do simples roubo de dados e divulgaram números de cartão de créditos de nada menos do que 75.000 clientes da Stratfor, empresa norte-americana especializada em serviços de segurança e elaboração de defesa estratégica para governos e exércitos. O grupo também liberou uma lista com informações pessoais de 86.000 indivíduos, como nomes, endereços de email e senhas.
De acordo com a companhia, os ataques foram computados no dia 24 de dezembro e que o roubo de dados sigilosos deve ter ocorrido nessa mesma data. Desde então, a página oficial da empresa ficou fora do ar e agora exibe um comunicado que afirma que os clientes lesados terão direito a um serviço de proteção de identidade para evitar futuras fraudes — como já havia sido noticiado anteriormente.
Além disso, uma suposta conversa entre os hackers foi divulgada no site Pastebin. Na página, um possível membro do Anonymous declara que “o tempo de diálogos acabou” e aponta que mais de 50.000 dos emails roubados possuem terminação .gov ou .mil, indicando um participação massiva de membros do governo e das Forças Armadas dos Estados Unidos na empresa.
Um dos usuários é ainda mais incisivo e declara que, “após serem roubados discretamente por políticos corruptos”, chegou a hora de dar o troco. Por fim, ele afirma que o ataque ao banco de dados da Stratfor faz parte do Projeto Mayhem, um tentativa de abalar instituições financeiras e governos a partir da liberação de informações sigilosas.
Conteúdo:   _____                              
  /     \   __________________ ___.__.
 /  \ /  \_/ __ \_  __ \_  __ <   |  |
/    Y    \  ___/|  | \/|  | \/\___  |
\____|__  /\___  |__|   |__|   / ____|
        \/     \/              \/     


.____          .__         ____  ___                      
|    |    __ __|  | _______\   \/  / _____ _____    ______
|    |   |  |  |  | \___   /\     / /     \\__  \  /  ___/
|    |___|  |  |  |__/    / /     \|  Y Y  \/ __ \_\___ \ 
|_______ |____/|____/_____ /___/\  |__|_|  (____  /____  >
        \/                \/     \_/     \/     \/     \/ 




                             #AntiSec™    (wtf? we hate copyright...) 




> Can I haz candy?
> :3
                             
Greetings Global Pirates! Having fun riding the waves of the Global Financial Meltdown?  We sure are. 


Did Bradley Manning get his fancy LulzXmas dinner yet? 


hm... guess not.


Still trying to lock him up for life? 
Still think we're just joking around?
That's OK. The time for talk is over.


So now let's talk... about cocks:
It's time to dump the full 75,000 names, addresses, CCs and md5 hashed passwords to every customer that has ever paid Stratfor. 
But that's not all: we're also dumping ~860,000 usernames, email addresses, and md5 hashed passwords for everyone who's ever registered on Stratfor's site. 


> ...
> WTF?!?!
> Did you say 860,000 accounts???? 
> Did you notice 50,000 of these email addresses are .mil and .gov? 
> fuck men...we're pretty much screwed up now...tinfoil hat please here..
> yeah, for the lulz \:D/
> sounds illegal...
* /me phones police
> holy shit, like frontal crash at 180mph!!! 
> :P
> lol xD


We almost have sympathy for those poor DHS employees and australian billionaires who had their bank accounts looted by the lulz (orly? i just fapped). 
But what did you expect? All our lives we have been robbed blindly and brutalized by corrupted politicians, establishmentarians and government agencies sex shops, and now it's time to take it back.


We call upon all allied battleships, all armies from darkness, to use and abuse these password lists and credit card information to wreak unholy havok upon the systems and personal email accounts of these rich and powerful oppressors. Kill, kitties, kill and burn them down... peacefully. XD XD


Is that it? 0h hell n0. 


On New Years Eve, there will be "noise demonstrations" in front of jails and prisons all over the world to show solidarity with those incarcerated. 
On this date, we will be launching our contributions to project mayhem 
by attacking multiple law enforcement targets from coast to coast. 
That's right: once again we bout to ride on the po po. Problem, officer? umad?
                             
Candiez, pr0n and cookies for LulzXmas:
                             
http://ibhg35kgdvnb7jvw.onion/lulzxmas/stratfor_full.tar.gz
http://depositfiles.com/files/j87arfcpa
http://www.verzend.be/odmmqjn6320d/stratfor_full.tar.gz.html
http://www.wupload.com/file/2629492022
http://www.megaupload.com/?d=O5P03RXK
https://rapidshare.com/#!download|877l33|3374632512|stratfor_full.tar.gz|53875|R~E33E14C52C8795153D213502698C9141|0|0


-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ataque-hacker/17165-anonymous-ataca-site-de-seguranca-e-divulga-dados-de-75-000-cartoes-de-credito.htm#ixzz1iKhoLCeN