Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Precisa de saber se o seu Ubuntu é 32 ou 64Bits?

Comando que permite saber qual é a arquitectura do nosso Ubuntu
Este sim­ples ar­tigo ajuda-o a saber qual é a ar­qui­tec­tura do Ubuntu que tem ins­ta­lado, se é 32­Bits ou se é 64­Bits. Por vezes é ne­ces­sário saber qual é ar­qui­tec­tura do Ubuntu para ins­talar de­ter­mi­nada apli­cação, assim, este pe­queno ar­tigo irá ajudá-lo a saber essa in­for­mação.
Antes de ex­plicar como saber qual é a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu, deve ter em  con­si­de­ração apenas dois con­ceitos ex­tre­ma­mente im­por­tantes:
  • Ar­qui­tec­tura do com­pu­tador;
  • Ar­qui­tec­tura do Ubuntu;
Estes dois con­ceitos são bem di­fe­rentes. En­quanto que o seu com­pu­tador pode ser ou 32­Bits ou 64­Bits, o Ubuntu, con­forme a ar­qui­tec­tura do seu com­pu­tador pode va­riar. Ou seja, caso o seu com­pu­tador seja 32­Bits, então só pode ter ins­ta­lado o Ubuntu de 32­Bits; no en­tanto, caso o seu com­pu­tador seja 64­Bits, então o seu Ubuntu, tanto pode ser de 32­Bits como de 64­Bits. Essa es­colha é feita quando se ins­tala o Ubuntu e, de­pois, quando ins­talar apli­ca­ções, essas apli­ca­ções devem se­guir a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu e não a ar­qui­tec­tura do seu com­pu­tador.
Assim, mesmo que o seu com­pu­tador seja de 64­Bits, caso o seu Ubuntu seja de 32­Bits, você tem de ins­talar apli­ca­ções de 32­Bits. Pelo con­trário, caso o seu Ubuntu seja de 64­Bits, então você pode ins­talar apli­ca­ções tanto de 32­Bits como de 64­Bits, no en­tanto, é al­ta­mente re­co­men­dável que ins­tale de 64­Bits para ter me­lhores de­sem­pe­nhos.

COMO SABER QUAL A AR­QUI­TEC­TURA DO UBUNTU?

Sendo assim, tendo em conta que já sabe os con­ceitos re­fe­ridos acima, então se tem dú­vidas de qual versão deve ins­talar de de­ter­mi­nada apli­cação, exe­cute o co­mando a se­guir no ter­minal para saber qual a ar­qui­tec­tura do seu Ubuntu:
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
Este co­mando irá apre­sentar um re­sul­tado que in­di­cará qual é a versão do seu Ubuntu. Por exemplo, no meu caso, tal como pode ver na imagem a se­guir, o meu Ubuntu é de 64­Bits:
Resultado num Ubuntu com arquitecura 64Bits
Caso fosse de 32­Bits, seria in­di­cado um re­sul­tado se­me­lhante ao da imagem se­guinte:
Resultado num ubuntu com arquitectura 32BIts

Total Créditos: http://ubuntued.info/precisa-de-saber-se-o-seu-ubuntu-e-32-ou-64bits
Postado no site ubuntued por:
  a 31 de Março, 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............