terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprenda a programa $Part - 01

Não sou matemático, muito menos especialista em estatística, mas acredito que 7 em cada 10 pessoas apaixonadas por tecnologia, já tiveram vontade de desenvolver seu próprio software, ou melhorar um outro código em um software livre.
É pensando nisso que o Algoritmizando estréia hoje uma nova seção!
Toda terça-feira, iremos postar uma matéria ensinando esse fantástico mundo de programação. começando a partir de algoritmos, e dependendo da participação do pessoal, nos comentários, dúvidas, etc, poderemos ir bem mais longe, e quem sabe, realmente formar alguns bons programadores…
Como hoje é apenas uma introdução do que há por vim, estarei dando um breve conceito sobre o que é uma linguagem de programação.Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador.Você pode programar para alcançar inúmeros objetivos, como por exemplo, desenvolver um software, para automatizar tarefas, quem sabe vende-lo e ficar rico! ou melhor ainda, já pensou em criar um jogo de computador? ficar famoso e…. rico!
Você também pode programar para web, desenvolver aplicativos e… se fizer sucesso, hmm… pode ficar rico! rsrs
Sim, a área de tecnologia é um mercado em constante crescimento e com salários iniciais relativamente altos. Se você tem uma paixão em especial por computadores, por que não entender sua linguagem e se comunicar melhor com eles ^^
Na verdade, os computadores não são inteligentes, como todos pensam. Inteligente é o programador!
O computador entende apenas a linguagem binário, ou seja, 1 e 0, ligado ou desligado, tensão alta ou tensão baixa… Não tem meio termo…
Quer dizer que tenho que aprender a programar em 0 e 1?
Negativo. Hoje em dia, temos o que chamamos de compiladores e interpretadores. São eles que fazem essa tradução de nossa linguagem para linguagem de máquina.Na linguagem interpretada, o código fonte é traduzido para linguagem de máquina no momento da interpretação (execução), e o código fica visível, enquanto na compilada, este é feito anteriormente, não sendo possível visualizar o código fonte.Resumidamente, as linguagens de baixo nível, são aquelas que possuem contato direto com o hardware do computador, geralmente linguagens compiladas, como por exemplo C, C++, Assembly…
Enquanto as linguagens de alto nível o contato é com o software, exemplos são linguagens interpretadas como Python, PHP, JavaScript, Pascal…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

............