Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprenda a programa $Part - 02

Bem vindos ao segundo post da série: Aprenda a Programar
No primeiro post da série, abordamos alguns conceitos sobre linguagem de programação. A partir de hoje, iremos aprender uma pseudo-linguagem, para facilitar o entendimento futuro e adiquirir certa lógica de programação.
Mas por onde começar?
Para maioria dos seres mortais, a base de tudo, está nos Algoritmos

Segundo a Wikipédia
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
Ok Bruno… Agora traduz!!!
O algoritmo, é uma instrução, ou uma ordem que você dará ao computador, para que ele realize determinada tarefa. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o computador não é inteligente, quem é inteligente, é o programador!

Simplificando…

Para que o computador entenda algo, é necessário que você o “ensine” passo-a-passo, como deve proceder. Como em uma receita de bolo.
Um exemplo:
Em nossa linguagem, se eu fosse criar um algoritmo explicando o que acontece quando acordo até o momento que entro no chuveiro, seria mais ou menos o seguinte:
Inicio
Bruno Barbosa desperta
abre os olhos
senta na cama
coloca o primeiro pé no chão
põe o segundo
fica de pé
anda até a sala de estar
chuta com o mindinho do pé a ponta do sofá
diz algumas palavras de baixo calão devido ter machucado muito
continua caminhando
entra no banheiro
fica nu (ui)
entra em baixo do chuveiro
liga o chuveiro
toma banho
FIM
Pode-se perceber então, que tudo é um algoritmo.
O sistema de buscas do Google, tem um algoritmo por trás dele, o msn que vocês tanto gostam, também tem um algoritmo, e assim sucessivamente.
Para aprendermos melhor sobre isto, antes de passar para qualquer tipo de linguagem de programação propriamente dita, iremos aprender a programar em uma pseudo-linguagem, conhecida como Portugol ou Português Estruturado.

O portugol, é uma pseudo-linguagem criada para facilitar o aprendizado de algoritmos e lógica de programação, ela possui suas particularidades como qualquer outra linguagem, e a partir do próximo post, iremos passar a “programar” nesta linguagem, utilizando a ajuda do software VisualG. Então não percam e nos acompanhem, que toda terça, um post novo para você aprender a programar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............