Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

[Google] Hell (índice suplementar)


COMO O GOOGLE VARRE A INTERNET ?

O Google "passeia" pela internet através de um "robozinho" chamado Googlebot. Explicando de uma forma simplificada, esse robozinho é um software que lê as páginas da internet, armazena o seu conteúdo e segue os links contidos nestas páginas repetindo continuamente este processo. Algumas páginas de sites de notícias ou blogs diários são "visitados" pelo Googlebot várias vezes ao dia, enquanto outras podem ficar meses sem receber a visita do robozinho. Praticamente toda esta informação varrida pelo Googlebot é armazenada em seus servidores. Logo, quando se realiza um busca no Google, este utiliza-se destas informações armazenadas, e não do conteúdo da internet naquele exato momento, para calcular que páginas aparecem nos primeiros resultados de busca.

ÍNDICES DO GOOGLE

Com o aumento do número de páginas da internet, e com o objetivo de priorizar sites que tivessem mais importância, o Google passou em 2003 a dividir o seu índice em dois - o principal e o suplementar. Com isso, poderia dar mais atenção às páginas de maior importância e de atualização mais constante. Por outro lado, páginas que não tivessem uma atualização freqüente, que contivessem spam, conteúdo duplicado ou não recebessem links importantes passavam para o índice suplementar. Isso significava que o Google visitaria essas páginas com menos freqüencia e que provavelmente estas teriam um posicionamento pior na tela de resultados dos mecanismos de busca (SERP). Ter um número significativo de páginas no índice suplementar do Google significava para muitos sites uma queda significativa de visitantes e de receita. Daí o nome de GOOGLE HELL para o índice suplementar, que traduzido para o português seria O INFERNO DO GOOGLE.

GOOGLE HELL

As páginas do índice suplementar do Google eram facilmente identificadas por terem a indicação de ÍNDICE SUPLEMENTAR na sua tela de resultados. Temido por webmasters do mundo todo, o inferno do Google estava mais para purgatório do que necessariamente inferno, já que era difícil mas não impossível de sair dele. Era comum que sites novos tivessem suas páginas no índice suplementar antes do Google conceder a estas o devido crédito. Com um trabalho eficiente de White Hat SEO e paciência, porém, era possível voltar as páginas ao seu índice principal. Relatos infamados de webmastrers inconformados espalhavam-se pela internet. Por seu lado, o Google defendia-se dizendo que o índice suplementar não era o fim do mundo, sites poderiam ser bem rankeados mesmo estando no GoogleHell e que muitas vezes páginas iam parar no índice suplementar por não seguir suas diretrizes.

O FIM DO GOOGLE HELL?

Em 31 de Julho de 2007, o Google anunciou que deixaria de colocar a denominação ÍNDICE SUPLEMENTAR nas páginas que fizessem parte deste índice, por mais que este continue existindo. O argumento utilizado é o de que as constantes evoluções de seus algoritmos permitem que o índice suplementar seja visitado mais vezes pelo Googlebot, e com isso páginas deste índice aparecerão mais vezes nos resultados de busca. O "Google Hell" continua então existindo, mas agora não é identificado. Com isso, ao menos, gera-se menos polêmica.

Fonte:Seomarketing.com.br  /Muito bom o site recomento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............