quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

NSA tem o seu próprio motor de busca de metadados


NSA tem o seu próprio motor de busca de metadados
NSA supostamente desenvolveu um motor de busca para procurar metadados e compartilhá-lo com outras agências governamentais americanas, incluindo o FBI e DEA. O Intercept informou que com base nos documentos vazados do denunciante Edward Snowden.

O motor de busca tem ICREACH(Seu nome é baseado no acrônimo para a Intelligence Community Reach) e é capaz de pesquisar através de 860.000.000.000 entradas de dados sobre chamadas telefônicas, e-mails, faxes, mensagens de texto, locais de telefone celular e conversas de bate-papo on-line. Mais de 1.000 analistas e 23 agências governamentais têm acesso ao motor de busca.

ICREACH foi projetado para ser adequado para a partilha dos dados secretos de vigilância nos EUA e é capaz de lidar com 2-5000000000 novas entradas de dados todos os dias. As informações coletadas, o que é essencialmente derivada de comunicações estrangeiras de vigilância, é composto por mais de 30 tipos diferentes de metadados. Especialistas legais estão alarmados com o tamanho do motor de busca e temem que as informações sejam utilizado para investigações não-relacionados com o terrorismo, que não é muita novidade para o cenário  investigativo NSA.


ICREACH foi projetado para ser adequado para a partilha dos dados secretos de vigilância nos EUA e é capaz de lidar com 2-5000000000 novas entradas de dados todos os dias. As informações coletadas, o que é essencialmente derivada de comunicações estrangeiras de vigilância, é composto por mais de 30 tipos diferentes de metadados. Especialistas legais estão alarmados com o tamanho do motor de busca e temem que as informações sejam utilizado para investigações não-relacionados com o terrorismo, que não é muita novidade para o cenário  investigativo NSA.


Revelações anteriores que tem origem nos documentos Snowden expuseram uma infinidade de programas da NSA para que recolhem grandes volumes de comunicações. A NSA reconheceu que compartilha alguns de seus dados coletados com agências nacionais, como o FBI, mas os detalhes sobre o método e seu âmbito de partilha permaneceram envolto em segredo.

Revelações anteriores que tem origem nos documentos Snowden expuseram uma infinidade de programas da NSA para que recolhem grandes volumes de comunicações. A NSA reconheceu que compartilha alguns de seus dados coletados com agências nacionais, como o FBI, mas os detalhes sobre o método e seu âmbito de partilha permaneceram envolto em segredo.

ICREACH tem sido acessível a mais de 1.000 analistas em 23 agências do governo dos EUA que realizam trabalho de inteligência, de acordo com um memorando de 2010. Um documento de planejamento a partir de 2007 lista o DEA, FBI, CIA e da Agência de Inteligência de Defesa, como membros do núcleo. Informação divulgada através ICREACH pode ser usado para rastrear os movimentos de pessoas, mapear suas redes de associados, ajudar a prever ações futuras e potencialmente revelar afiliações religiosas ou convicções políticas.

A criação do ICREACH representou um momento marcante na história da das classificadas redes de vigilância do governo dos EUA, de acordo com os documentos da NSA.

Em uma declaração sobre as interceptações, o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional USA confirmou que os dados do sistema que é varrido por programas autorizados nos termos da Ordem Executiva 12333, uma directiva presidencial controversa Reagan-era que sustenta várias operações de vigilância em massa da NSA que monitoram comunicações no exterior. A vigilância 12333 ocorre sem supervisão judicial e recebeu escrutínio do Congresso mínima porque ele é direcionado a, redes de comunicação estrangeiros, não domésticos. Mas a ampla escala de 12333 vigilância significa que as comunicações alguns americanos pegos na varredura.

Referencias:
http://fr.wikipedia.org/wiki/ICREACH
http://blog.scanarch.com/nsa-has-its-own-search-engine-for-metadata/
https://firstlook.org/theintercept/2014/08/25/icreach-nsa-cia-secret-google-crisscross-proton/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............