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sexta-feira, 30 de março de 2012

Como criar uma estrutura de URLs compatível com o Google

Como criar uma estrutura de URLs compatível com o Google

Como criar uma estrutura de URLs compatível com o Google

A estrutura de URLs de um site deve ser a mais simples possível. Considere a organização do seu conteúdo de forma que os URLs sejam construídos logicamente e da maneira mais compreensível para os usuários (quando possível, use palavras legíveis no lugar de longos números de ID). Por exemplo, se estiver procurando informações sobre aviação, um URL como http://en.wikipedia.org/wiki/Aviation ajudará você a decidir se desejar clicar nesse link. Um URL como http://www.exemplo.com.br.br/indice.php?id_sezione=360&sid=3a5ebc944f41daa6f849f730f1 é menos atraente para usuários.
Use pontuação em seus URLs. O URLhttp://www.exemplo.com.br/vestido-verde.html é mais útil para nós quehttp://www.exemplo.com.br/vestidoverde.html Recomendamos que você use hífens (-) em vez de sublinhados (_) em seus URLs.
URLs muito complexos, especialmente os que contém vários parâmetros, podem causar problemas para os rastreadores, criando números desnecessariamente altos de URLs que apontam para um conteúdo idêntico ou semelhante em seu site. Como resultado, o Googlebot pode consumir mais largura de banda do que o necessário, ou pode não indexar completamente todo o conteúdo do site.
Causas comuns desse problema
Um número desnecessariamente alto de URLs pode ser causado por vários problemas. Entre eles:
  • Filtragem aditiva de um conjunto de itens Vários sites oferecem diferentes modos de exibição do mesmo conjunto de itens ou resultados de pesquisa, e muitas vezes permitem que o usuário filtre esse conjunto usando um critério definido (por exemplo: mostre me hotéis na praia). Quando os filtros podem ser combinados de maneira aditiva (por exemplo: hotéis na praia e com academia de ginástica), o número de URLs (modos de exibição de dados) nos sites explodirá. A criação de um grande número de listas de hotéis com diferenças sutis é redundante, pois o Googlebot precisa ver somente um número pequeno de listas a partir das quais ele pode atingir a página de cada hotel. Por exemplo:
    • propriedades do hotel em "classificações de valor":
      http://www.exemplo.com.br/resultados-de-pesquisa-hotel.jsp?Ne=292&N=461
    • Propriedades do hotel em "classificações de valor" na praia:
      http://www.exemplo.com.br/resultados-de-pesquisa-hotel.jsp?Ne=292&N=461+4294967240
    • Propriedades do hotel em "classificações de valor" na praia e com sala de ginástica:
      http://www.exemplo.com.br/resultados-de-pesquisa-hotel.jsp?Ne=292&N=461+4294967240+4294967270
  • Geração dinâmica de documentos. Isso pode resultar em pequenas alterações por causa dos contadores, registros de hora ou anúncios.
  • Parâmetros problemáticos no URL.As IDs de sessão, por exemplo, podem criar uma imensa quantidade de duplicação e um número maior ainda de URLs.
  • Classificando parâmetros.Alguns grandes sites de compra oferecem várias maneiras de classificar alguns itens, o que resulta em um número muito maior de URLs. Por exemplo:
    http://www.exemplo.com.br/resultados?pesquisa_tipo=pesquisa_videos&pesquisa_consulta=tpb&pesquisa_classificar=relevancia&pesquisa_categoria=25
  • Parâmetros irrelevantes no URL, como parâmetros de referência. Por exemplo:
    http://www.exemplo.com.br/pesquisa/semcabecalhos?clique=6EE2BF1AF6A3D705D5561B7C3564D9C2&cliquepagina=OPD+Produto+Pagina&cat=79
    http://www.exemplo.com.br/discussao/mostrarthread.php?referrerid=249406threadid=535913
    http://www.exemplo.com.br/produtos/produtos.asp?N=200063&Ne=500955&ref=foo%2Cbar&Cn=Accessorios.
  • Problemas de agenda. Uma agenda gerada de maneira dinâmica pode gerar links para datas passadas e futuras sem restrições quanto às datas de início ou final. Por exemplo:
    http://www.exemplo.com.br/agenda.php?d=13&m=8&y=2011
    http://www.exemplo.com.br/agenda/cgi?2008mes=jan
  • Links relativos quebrados.Links relativos quebrados muitas vezes causam espaços infinitos. Geralmente, esse problema ocorre devido a elementos de caminhos repetitivos. Por exemplo:
    http://www.exemplo.com.br/indice.shtml/discussao/categoria/escola/061121/html/entrevista/categoria/saude/070223/html/categoria/business/070302/html/categoria/comunidade/070413/html/FAQ.htm
Etapas para solucionar esse problema
Para evitar possíveis problemas com a estrutura do URL, é recomendável fazer o seguinte:
  • Considere usar um arquivo robots.txt para bloquear o acesso do Googlebot a URLs problemáticos. Normalmente, você deve bloquear os URLs dinâmicos, como aqueles que geram resultados de pesquisa que podem criar espaços infinitos, como agendas. O uso de expressões comuns em seu arquivo robots.txt pode permitir que você bloqueie um grande número de URLs facilmente.
  • Sempre que possível, evite usar IDs de sessão em URLs. Em vez disso, use cookies. Para obter mais informações, consulte nossas Diretrizes para webmasters.
  • Sempre que possível, abrevie URLs extinguindo parâmetros desnecessários.
  • Se o seu site tiver uma agenda infinita, inclua um atributo "nofollow" aos links para páginas de agenda criadas de maneira dinâmica no futuro.
  • Verifique se há links relativos quebrados em seu site.

Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO)

Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO)

- Guia do Google para Iniciantes -
Bem-vindo ao Guia do Google para Iniciantes em Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa.
Este documento começou como um esforço para ajudar equipes dentro do Google, mas pensamos
que seria igualmente útil para webmasters iniciantes no assunto e que pretendam melhorar a
interação de seus sites com usuários e mecanismos de pesquisa. Embora este guia não lhe contará
quaisquer segredos que façam com que seu site seja automaticamente classificado como primeiro
resultado nas pesquisas no Google (desculpe!), utilizar as práticas recomendadas definidas abaixo irá
facilitar aos mecanismos de pesquisa rastrear e indexar o seu conteúdo.
A Otimização para Mecanismos de Pesquisa pode muitas vezes se resumir a pequenas modificações
em partes do seu site. Quando vistas isoladamente, essas mudanças podem parecer como uma
pequena melhoria, mas quando combinadas com outras otimizações, podem representar um impacto
significativo na experiência do usuário e no desempenho nos resultados de pesquisa orgânica. Você
provavelmente já está familiarizado com muitos dos tópicos abordados este guia, pois eles são os
ingredientes básicos para páginas da web, mas talvez não esteja obtendo o máximo proveito deles. 
Otimizar para Mecanismos de Pesquisa afeta apenas os resultados da pesquisa orgânica,
não alterando os resultados pagos ou "patrocinados", tais como o Google AdWords
Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesApesar de este guia conter as palavras "mecanismo de pesquisa", gostaríamos de salientar que você
deveria basear suas decisões de otimização tendo em vista primeiramente e principalmente o que é
melhor para os visitantes de seu site. Eles são os principais consumidores do seu conteúdo e estão
usando os mecanismos de pesquisa para encontrar o seu trabalho. Um enfoque demasiado estrito
em ajustes específicos para obter melhor classificação nos resultados orgânicos dos mecanismos de
pesquisa pode causar resultados indesejados. Otimizar para mecanismos de pesquisa significa dar
relevância ao que seu site tem de melhor no quesito visibilidade nos mecanismos de pesquisa. 
Para ajudar nas explicações, criamos um site fictício que nos acompanhará durante todo o guia. Para
cada tópico, apresentaremos a informação necessária sobre o site para ilustrar o tópico abordado.
Veja aqui algumas informações sobre o site que usaremos:
● Website/Nome do negócio: "Brandon's Baseball Cards" (Figurinhas de Beisebol de Brandon)
● Nome do domínio: brandonsbaseballcards.com
● Foco: Venda online de figurinhas de beisebol, tabela de preços, artigos e notícias
● Tamanho: Pequeno, aproximadamente 250 páginas
O seu site pode ser menor ou maior do que este e oferecer conteúdo completamente diferente, mas
os temas de otimização que discutiremos a seguir são aplicável a sites de todos os tipos e tamanhos.
Esperamos que nosso guia lhe proporcione algumas idéias novas sobre como melhorar o seu site, e
adoraríamos ouvir suas perguntas, comentários e histórias de sucesso no Grupo de Ajuda a
Webmasters do Google. 
informa tanto os usuários quanto os mecanismos de pesquisa qual o tema de</p><p style="text-align: left;">uma determinada página. A tag <title> deve ser colocada dentro da tag <head> do documento HTML.</p><p style="text-align: left;">Idealmente, você deve criar um título único para cada página do seu site. </p><p style="text-align: left;">O título da página inicial de nosso site sobre figurinhas de beisebol, que lista o nome da empresa e</p><p style="text-align: left;">três tópicos principais.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesSe o documento aparece em uma página de resultados de pesquisa, o conteúdo da tag de título</p><p style="text-align: left;">geralmente aparecerá na primeira linha dos resultados (Se você não estiver familiarizado com as</p><p style="text-align: left;">diferentes partes do resultado de pesquisa do Google, recomendamos o vídeo “a anatomia de um</p><p style="text-align: left;">resultado de pesquisa“ [inglês], criado pelo engenheiro do Google Matt Cutts, e este ”diagrama de</p><p style="text-align: left;">uma página de resultados de pesquisa do Google“.) Palavras do título estarão em negrito se  fizerem</p><p style="text-align: left;">parte do termo pesquisado pelo usuário. Isso ajuda os usuários a reconhecer se a página é relevante</p><p style="text-align: left;">para a pesquisa efetuada. </p><p style="text-align: left;">O título de sua página pode listar o nome de seu site/negócio e pode incluir outras informações</p><p style="text-align: left;">importantes como o endereço do negócio ou talvez alguns dos seus principais produtos e serviços.</p><p style="text-align: left;">Um usuário realizar a consulta [figurinhas de beisebol]</p><p style="text-align: left;">A nossa página inicial aparece como um dos resultados, com o título listado na primeira</p><p style="text-align: left;">linha (repare que os termos de consulta do usuário aparecem em negrito)</p><p style="text-align: left;">Se o usuário clicar no resultado e visitar a página, o título da</p><p style="text-align: left;">página aparecerá no topo da navegador.</p><p style="text-align: left;">Títulos para páginas internas de seu site devem descrever com precisão o assunto dessa página em</p><p style="text-align: left;">particular e também podem incluir o nome de seu site ou empresa.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesUm usuário realizar a consulta [figurinhas raras de beisebol]</p><p style="text-align: left;">Uma página interna relevante de nosso site (o título é único para o conteúdo da página)</p><p style="text-align: left;">aparece como resultado</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para as tags de título</p><p style="text-align: left;">● Descreva com precisão o conteúdo da página - Escolha um título que efetivamente</p><p style="text-align: left;">comunique o assunto da página.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● escolher um título que não tenha relação com o conteúdo da página</p><p style="text-align: left;">● utilizar títulos padrão ou genéricos como "Sem título" ou "Nova Página 1"</p><p style="text-align: left;">● Crie tags de título únicas para cada página - Idealmente, cada uma de suas páginas deve</p><p style="text-align: left;">ter uma tag de título única, o que ajuda ao Google a decidir quanto uma página é distinta das</p><p style="text-align: left;">outras em seu site.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● usar uma única tag de título em todas as páginas de seu site ou em um</p><p style="text-align: left;">conjunto grande de páginas</p><p style="text-align: left;">● Utilize títulos descritivos e curtos - Títulos podem ser curtos e informativos ao mesmo</p><p style="text-align: left;">tempo. Se o título for demasiado longo, o Google irá mostrar apenas uma parte dele no</p><p style="text-align: left;">resultado de pesquisa.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● utilizar títulos extremamente longos e pouco úteis para os usuários</p><p style="text-align: left;">● preencher o título com palavras-chave desnecessárias</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesFaça uso da meta tag de descrição</p><p style="text-align: left;">A meta tag de descrição <meta name="description"> dá ao Google e outros mecanismos de pesquisa</p><p style="text-align: left;">um resumo do assunto dessa página. Se o título da página consiste em uma palavra ou frase, a meta</p><p style="text-align: left;">tag de descrição poderia ser uma frase ou duas ou até mesmo um breve parágrafo. A Ferramenta do</p><p style="text-align: left;">Google para Webmasters proporciona uma seção de análise de conteúdo [inglês] muito prática que</p><p style="text-align: left;">lhe informa sobre qualquer meta tag de descrição que estiver demasiado curta, longa ou duplicada</p><p style="text-align: left;">demasiadas vezes (a mesma informação é também mostrada para tags de título). Tal como a tag</p><p style="text-align: left;"><title>, a meta tag de descrição é colocada dentro da tag <head> do seu documento HTML.</p><p style="text-align: left;">O início da meta tag de descrição para nossa página inicial, que descreve o que nosso site oferece.</p><p style="text-align: left;">Meta tags de descrição são importantes porque o Google talvez as utilize como descrição de suas</p><p style="text-align: left;">páginas (os "snippets"). Note que nós dizemos "talvez" pois o Google pode optar por utilizar um</p><p style="text-align: left;">trecho relevante de texto visível da sua página caso ele represente melhor a consulta do usuário. De</p><p style="text-align: left;">forma alternativa, o Google poderá utilizar a descrição de seu site presente no Open Directory Project</p><p style="text-align: left;">(DMOZ) no caso de ele estar listado lá (saiba como evitar que os mecanismos de pesquisa exibam</p><p style="text-align: left;">dados do DMOZ nos resultados de pesquisa do seu site). Adicionar meta tags de descrição para cada</p><p style="text-align: left;">uma de suas páginas também é uma prática recomendada no caso do Google não conseguir</p><p style="text-align: left;">encontrar um trecho de texto representativo para utilizar no snippet. O Blog da Central do Webmaster</p><p style="text-align: left;">tem um artigo muito informativo sobre    como melhorar os    snippets   com melhores meta tags de</p><p style="text-align: left;">descrição [inglês].</p><p style="text-align: left;">Os Snippets apareçam entre o título e a URL da página em um resultado de pesquisa.</p><p style="text-align: left;">Um usuário realiza a consulta [figurinhas de beisebol]</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesA nossa página inicial aparece como um resultado, com parte de sua meta tag de</p><p style="text-align: left;">descrição utilizada como snippet</p><p style="text-align: left;">Algumas palavras do snippet são enfatizadas em negrito quando aparecem na consulta do usuário.</p><p style="text-align: left;">Isto dá ao usuário pistas sobre se o conteúdo da página coincide com o que ele ou ela está</p><p style="text-align: left;">procurando. Abaixo temos outro exemplo, dessa vez mostrando um trecho de uma meta tag de</p><p style="text-align: left;">descrição de uma página interna (com sua meta tag de descrição única) contendo um artigo.</p><p style="text-align: left;">Um usuário realiza a consulta [figurinhas raras de beisebol]</p><p style="text-align: left;">Uma de nossas páginas internas aparece como um resultado, com sua meta tag de</p><p style="text-align: left;">descrição única utilizada como snippet</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesPráticas recomendadas para meta tags de descrição</p><p style="text-align: left;"> Resumir com precisão o conteúdo da página - Escreva uma descrição única que informe e</p><p style="text-align: left;">desperte interesse de seus usuários se eles vissem essa descrição como um snippet de um</p><p style="text-align: left;">resultado de pesquisa.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● escrever uma meta tag de descrição que não tenha relação com o conteúdo da</p><p style="text-align: left;">página</p><p style="text-align: left;">● utilizar descrições genéricas como "Esta é uma página da internet" ou "Página</p><p style="text-align: left;">sobre figurinhas de beisebol"</p><p style="text-align: left;">● preencher a descrição só com palavras-chave</p><p style="text-align: left;">● copiar e colar todo o conteúdo do documento na meta tag de descrição</p><p style="text-align: left;">● Utilize descrições únicas para cada página - Ter uma descrição diferente para cada página</p><p style="text-align: left;">auxilia tanto os usuários quanto o Google, especialmente nas pesquisas onde os usuários</p><p style="text-align: left;">podem requisitar várias páginas em seu domínio (por exemplo, pesquisas usando o operador</p><p style="text-align: left;">[site:]). Se seu site tem milhares ou mesmo milhões de páginas, provavelmente não será</p><p style="text-align: left;">viável criar meta tags de descrição à mão. Neste caso, você poderá optar por gerar</p><p style="text-align: left;">automaticamente meta tags de descrição baseadas no conteúdo de cada página.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;"> Utilizar a mesma descrição em todas as páginas de seu site ou em um grande</p><p style="text-align: left;">grupo de páginas</p><p style="text-align: left;">Melhore a estrutura das suas URLs</p><p style="text-align: left;">Criar categorias e nomes descritivos para os documentos em seu site pode ajudar não apenas você a</p><p style="text-align: left;">manter seu site mais bem organizado, mas também pode levar a um melhor rastreamento de seus</p><p style="text-align: left;">documentos pelos mecanismos de pesquisa. Além disso, proporcionará URLs mais fáceis e</p><p style="text-align: left;">“simpáticos" para quem deseja criar um link ao seu conteúdo. Os visitantes podem se sentir</p><p style="text-align: left;">intimidados por URLs extremamente longas e que contenham poucas palavras reconhecíveis.</p><p style="text-align: left;">A URL para uma página no nosso site de figurinhas de beisebol com a qual</p><p style="text-align: left;">um usuário pode se sentir desconfortável</p><p style="text-align: left;">URLs como esta podem ser confusa e hostis. Os usuários terão dificuldades para memorizar a URL</p><p style="text-align: left;">ou ao criar um link para ela. Além disso, os usuários podem pensar que uma parte da URL é</p><p style="text-align: left;">desnecessária, especialmente se a URL possui muitos parâmetros irreconhecíveis. Eles poderiam</p><p style="text-align: left;">deixar de fora uma parte da URL, tornando o link indisponível.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesAlguns usuários talvez criem um link para sua página com a URL da página como texto âncora. Se a</p><p style="text-align: left;">sua URL contém palavras relevantes, ela fornecerá tanto aos usuários quanto aos mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa mais informações do que qualquer ID ou outro parâmetro irrelevante poderia dar.</p><p style="text-align: left;">As palavras destacadas poderiam informar ao usuário ou ao mecanismo de pesquisa do que</p><p style="text-align: left;">se trata a página de destino mesmo antes de visita-la.</p><p style="text-align: left;">Por fim, lembre-se que a URL de um documento é exibida como parte de um resultado de</p><p style="text-align: left;">pesquisa no Google, abaixo do título e do snippet do documento. Tal como o título e o snippet, as</p><p style="text-align: left;">palavras da URL no resultado de pesquisa aparecem em negrito quando elas fazem parte da</p><p style="text-align: left;">consulta do usuário.</p><p style="text-align: left;">Um usuário realizar a consulta [figurinhas de beisebol]</p><p style="text-align: left;">A nossa página inicial aparece como um resultado, com a URL listada abaixo do título e</p><p style="text-align: left;">do snippet</p><p style="text-align: left;">Abaixo mostramos um outro exemplo de uma URL no nosso domínio de uma página que contém um</p><p style="text-align: left;">artigo sobre figurinhas raras de beisebol. Palavras na URL chamam mais a atenção do usuário do</p><p style="text-align: left;">que um código numérico qualquer como "www.brandonsbaseballcards.com/article/102125/”.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesUm usuário realizar a consulta [figurinhas raras de beisebol]</p><p style="text-align: left;">Uma página interna, com uma URL que reflete o tipo de conteúdo encontrado nela,</p><p style="text-align: left;">aparece como um resultado</p><p style="text-align: left;">O Google faz um bom trabalho ao rastrear todo tipo de estruturas de URL, mesmo aquelas bastante</p><p style="text-align: left;">complexas, mas criar URLs amigáveis tanto para usuários quanto para os mecanismos de pesquisa</p><p style="text-align: left;">pode ser muito útil. Alguns webmasters procuram fazê-lo reescrevendo suas URLs dinâmicas em</p><p style="text-align: left;">URLs estáticas. Esse é um procedimento avançado e se feito de forma incorreta, poderá causar</p><p style="text-align: left;">problemas de rastreamento em seu site. Para saber mais sobre o que é uma boa estrutura de URL,</p><p style="text-align: left;">recomendamos uma consulta à página sobre como criar URLs amigáveis para o Google na Central</p><p style="text-align: left;">de Ajuda para Webmasters.</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para a estrutura de URL</p><p style="text-align: left;">● Use palavras nas URLs - URLs com palavras relevantes ao conteúdo e estrutura do seu site</p><p style="text-align: left;">são mais amigáveis para os visitantes que navegam em seu site. Eles se recordarão mais</p><p style="text-align: left;">facilmente e a probabilidade de que criem links para o seu site aumenta.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● utilizar URLs longas com demasiados parâmetros e IDs de sessão</p><p style="text-align: left;">● escolher nomes genéricos para suas páginas como "pagina1.html"</p><p style="text-align: left;">● uso excessivo de palavras-chave como "figurinhas-beisebol-figurinhas-beisebolfigurinhas-beisebol.htm"</p><p style="text-align: left;">● Crie uma estrutura de diretório simples - Utilize uma estrutura de diretório que organize seu</p><p style="text-align: left;">conteúdo de forma adequada e que facilite aos visitantes saber onde eles estão em seu site.</p><p style="text-align: left;">Tente utilizar a estrutura de diretórios para indicar o tipo de conteúdo encontrado naquela</p><p style="text-align: left;">URL.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesEvite:</p><p style="text-align: left;">● ter diversas concatenações de subdiretórios como</p><p style="text-align: left;">".../dir1/dir2/dir3/dir4/dir5/dir6/pagina.html"</p><p style="text-align: left;">● usar nomes de diretório que não tenham qualquer relação com o conteúdo</p><p style="text-align: left;">contido neles</p><p style="text-align: left;">● Disponibilize apenas uma URL para cada documento - Para impedir que os usuários criem</p><p style="text-align: left;">links para uma versão de URL e outros para uma versão diferente (o que poderia dividir a</p><p style="text-align: left;">reputação do conteúdo entre as URLs), procure utilizar e sempre se referir a mesma estrutura</p><p style="text-align: left;">de URL nos seus links internos. Se você achar que as pessoas estão acessando o mesmo</p><p style="text-align: left;">conteúdo através de vários endereços diferentes, criar um redirecionamento 301 apontando</p><p style="text-align: left;">para a URL que deseja manter pode ser uma boa solução para esse problema.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● deixar página nos subdomínios e no diretório raiz (por exemplo:</p><p style="text-align: left;">"dominio.com.br/pagina.htm" e "sub.dominio.com.br/pagina.htm ") com o</p><p style="text-align: left;">mesmo conteúdo</p><p style="text-align: left;">● misturar versões de URL com e sem www. em sua estrutura de links internos</p><p style="text-align: left;">● utilizar URLs em caixa alta (muitos usuários preferem URLs escritas em</p><p style="text-align: left;">minúsculas e se lembrarão delas mais facilmente)</p><p style="text-align: left;">Torne seu site mais fácil de navegar</p><p style="text-align: left;">A navegabilidade de um site é importante para ajudar os seus visitantes a encontrar rapidamente o</p><p style="text-align: left;">conteúdo que desejam. Pode também ajudar os mecanismos de pesquisa a compreender qual o</p><p style="text-align: left;">conteúdo que o webmaster acha que é importante. Apesar dos resultados de pesquisa do Google</p><p style="text-align: left;">serem fornecidos no nível de página, o Google também se interessa no papel que determinada</p><p style="text-align: left;">página desempenha no contexto geral do site.</p><p style="text-align: left;">Todos os sites possuem uma página inicial, que normalmente é a página mais freqüentada no site e o</p><p style="text-align: left;">ponto de partida para muitos visitantes. A menos que o site tenha apenas algumas poucas páginas,</p><p style="text-align: left;">você deve pensar em como os visitantes irão navegar de uma página geral (a sua página inicial) para</p><p style="text-align: left;">uma página que contenha conteúdo mais específico. Você possui suficientes páginas sobre um tema</p><p style="text-align: left;">específico para justificar a criação de uma página descrevendo essas páginas relacionadas (por</p><p style="text-align: left;">exemplo: página inicial -> listagem de tópicos relacionados-> tópico específico)?</p><p style="text-align: left;">Você possui centenas de produtos diferentes que precisam ser classificados em várias categorias e</p><p style="text-align: left;">subcategoria?</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesA estrutura de diretórios para o nosso</p><p style="text-align: left;">pequeno site sobre figurinhas de beisebol</p><p style="text-align: left;">Um sitemap (em minúsculas) é uma página normal de seu site, que apresenta a estrutura do seu site</p><p style="text-align: left;">e geralmente consiste de uma lista hierárquica das páginas do site. Um visitante poderá visitar esta</p><p style="text-align: left;">página se tiverem problemas para encontrar alguma página em seu site. Embora os mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa também visitem esta página para obter boa cobertura ao rastrear o seu site, ela deve ser</p><p style="text-align: left;">essencialmente destinada aos usuários.</p><p style="text-align: left;">Um Sitemap (maiúsculas) em XML, que você pode enviar através das Ferramentas do Google para</p><p style="text-align: left;">Webmaster, torna mais fácil para o Google descobrir as páginas de seu site. Usar um arquivo</p><p style="text-align: left;">Sitemap é também uma maneira (embora não garantida) para dizer ao Google qual versão de uma</p><p style="text-align: left;">URL você prefere (por exemplo: http://brandonsbaseballcards.com/ ou</p><p style="text-align: left;">http://www.brandonsbaseballcards.com/; para mais informações visite: qual é o domínio de sua</p><p style="text-align: left;">preferência). O Google ajudou a criar um script de código aberto (open source) gerador de Sitemap</p><p style="text-align: left;">para ajudá-lo a gerar um arquivo Sitemap para seu site. Para saber mais sobre Sitemaps, a Central</p><p style="text-align: left;">de Ajuda para Webmaster fornece um guia útil para arquivos Sitemap.</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para navegabilidade</p><p style="text-align: left;">● Criar uma hierarquia natura - Torne o mais fácil possível para os usuários navegarem do</p><p style="text-align: left;">conteúdo geral para outro mais específico que eles procuram em seu site. Adicione páginas</p><p style="text-align: left;">de navegação quando faça sentido e crie uma estrutura de links internos eficientes.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● criar links de navegação complicados, por exemplo, ligando todas as páginas</p><p style="text-align: left;">do seu site umas às outras</p><p style="text-align: left;">● estruturar demasiadamente seu conteúdo (fazendo-se necessário vinte cliques</p><p style="text-align: left;">para se chegar ao conteúdo)</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● Usar preferencialmente texto para navegação – Utilizar links de texto na barra de</p><p style="text-align: left;">navegação torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrear e compreender o seu</p><p style="text-align: left;">site. Muitos usuários também preferem esta abordagem, especialmente em alguns</p><p style="text-align: left;">dispositivos que não aceitam Flash ou JavaScript.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● ter uma navegação totalmente baseada em menus suspensos (dropdown),</p><p style="text-align: left;">imagens ou animações. Muitos mecanismos de pesquisa - não todos -</p><p style="text-align: left;">conseguem descobrir esses links, mas se o usuário consegue chegar a todas</p><p style="text-align: left;">as páginas de um site através de links de texto normal, isto melhora a</p><p style="text-align: left;">acessibilidade de seu site. Para mais informações visite como o Google lida</p><p style="text-align: left;">com arquivos que não são texto.</p><p style="text-align: left;">● Use "Navegação estrutural"  - A Navegação estrutural, também conhecida como</p><p style="text-align: left;">breadcrumbs é uma fileira de links internos na parte superior ou inferior da página que permite</p><p style="text-align: left;">aos visitantes voltar para um ponto anterior ou para a página inicial. Geralmente o primeiro link</p><p style="text-align: left;">mais à esquerda leva à página inicial (conteúdo geral) seguido de links para conteúdos mais</p><p style="text-align: left;">específicos à direita.</p><p style="text-align: left;">Navegação estrutural em uma página interna de nosso site</p><p style="text-align: left;">● Coloque um sitemap HTML em seu site e utilize um Sitemap XML – Uma página com o</p><p style="text-align: left;">mapa do site (sitemap) com links para todas as páginas ou as páginas mais importantes (se</p><p style="text-align: left;">forem centenas ou milhares) em seu site pode ser útil. Criar um Sitemap em XML para o seu</p><p style="text-align: left;">site ajudará a garantir que os mecanismos de pesquisa descubram as páginas de seu site.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● deixar seu sitemap HTML desatualizado ou com links quebrados</p><p style="text-align: left;">● criar um sitemap HTML que apenas liste páginas sem organização. Ao invés</p><p style="text-align: left;">disso, agrupe os links por assunto, por exemplo.</p><p style="text-align: left;">● Considere o que acontece quando um usuário remove parte da sua URL - Alguns</p><p style="text-align: left;">usuários podem navegar em seu site de diferentes maneiras e você deve antecipar isso. Por</p><p style="text-align: left;">exemplo, em vez de usar a Navegação Estrutural, imagine que o usuário deixe uma parte da</p><p style="text-align: left;">URL incompleta esperando encontrar um conteúdo mais geral. Ele ou ela pode estar visitando</p><p style="text-align: left;">http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/2008/upcoming-baseball-card-shows.htm,</p><p style="text-align: left;">mas em seguida, digita http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/2008/ na barra de</p><p style="text-align: left;">endereços do browser, acreditando que isso irá mostrar todas as novidades de 2008. Seu site</p><p style="text-align: left;">está preparado para mostrar conteúdo nessa situação ou será que ele retorna erro 404</p><p style="text-align: left;">("página não encontrada")? E se subirmos mais um nível como</p><p style="text-align: left;">http://www.brandonsbaseballcards.com/novidades/?</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● Tenha uma página de erro 404 útil - Usuários ocasionalmente chegarão a uma página que</p><p style="text-align: left;">não existe em seu site, quer por terem seguido um link quebrado ou por escreverem a URL</p><p style="text-align: left;">errada. Ter uma página de erro 404 personalizada que gentilmente fornece aos usuários uma</p><p style="text-align: left;">página alternativa no site pode melhorar significativamente a experiência do usuário. Sua</p><p style="text-align: left;">página de erro 404 poderia ter um link de volta para a sua página inicial e também fornecer</p><p style="text-align: left;">links populares ou relacionados ao conteúdo do seu site. O Google fornece o widget 404</p><p style="text-align: left;">[inglês] para que você possa incorporar em suas páginas de erro 404, que fornece</p><p style="text-align: left;">automaticamente muitas características úteis. Você também pode usar o Google Webmaster</p><p style="text-align: left;">Tools para encontrar as causas de URLs retornando erro 404 [inglês].</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● permitir que páginas de erro 404 sejam indexadas pelos mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa (certifique-se que o seu servidor web está configurado para retornar</p><p style="text-align: left;">status HTTP 404 [inglês] quando páginas inexistentes forem solicitadas.)</p><p style="text-align: left;">● fornecer apenas uma mensagem vaga como "Não encontrado" ou "Erro 404",</p><p style="text-align: left;">ou não fornecer uma página de erro 404</p><p style="text-align: left;">● usar um estilo para a sua página de erro 404 que não seja coerente com o resto</p><p style="text-align: left;">do seu site</p><p style="text-align: left;">Ofereça conteúdo e serviços de qualidade</p><p style="text-align: left;">Criar conteúdo útil e atraente irá provavelmente exercer maior influencia no seu site do que qualquer</p><p style="text-align: left;">um dos outros fatores discutidos aqui. Os usuários reconhecem conteúdo de qualidade quando o</p><p style="text-align: left;">vêem e é provável que o queiram compartilhar com outros usuários. Isso pode ocorrer através de</p><p style="text-align: left;">blogs, redes sociais, e-mails, fóruns, ou outros meios.</p><p style="text-align: left;">Buzz orgânico ou propaganda boca-a-boca é o que ajuda a construir a reputação do seu site tanto</p><p style="text-align: left;">com os usuários quanto com o Google e isso raramente vem sem conteúdo de qualidade.</p><p style="text-align: left;">Um blogger encontra o seu conteúdo, gosta dele, e então o referencia em um post</p><p style="text-align: left;">Embora o conteúdo que você cria pode ser sobre qualquer assunto imaginável, aqui estão algumas</p><p style="text-align: left;">das práticas mais recomendadas:</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesPráticas recomendadas para conteúdo</p><p style="text-align: left;">● Escreva textos de fácil leitura - Usuários apreciam um conteúdo bem escrito e de fácil</p><p style="text-align: left;">compreensão.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● escrever textos desleixados, com muitos erros ortográficos e gramaticais</p><p style="text-align: left;">● incorporar textos em imagens (os usuários podem querer selecionar o texto e</p><p style="text-align: left;">os mecanismos de pesquisa não conseguem lê-lo)</p><p style="text-align: left;">● Mantenha-se centrado no tema – É sempre benéfico organizar o seu conteúdo a fim de que</p><p style="text-align: left;">seus visitantes tenham um bom senso de onde um tópico começa e outro acaba. Dividir o</p><p style="text-align: left;">conteúdo em blocos lógicos ajuda os usuários a encontrar mais facilmente o conteúdo que</p><p style="text-align: left;">eles querem.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● colocar grandes quantidades de texto sobre temas variados em uma página</p><p style="text-align: left;">sem parágrafo, subtítulo, ou sem nenhuma separação</p><p style="text-align: left;">● Utilize uma linguagem adequada - Pense nas palavras que um usuário possa pesquisar</p><p style="text-align: left;">para encontrar o seu conteúdo. Os usuários que possuem um conhecimento avançado sobre</p><p style="text-align: left;">o tema poderiam utilizar palavras-chave diferentes na pesquisa do que alguém que é leigo no</p><p style="text-align: left;">assunto. Por exemplo, um fanático por beisebol poderá procurar por [CBBS], sigla para a</p><p style="text-align: left;">Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, enquanto um novo fã poderia usar um termo</p><p style="text-align: left;">mais geral [beisebol]. Antecipar essas diferenças de comportamento e tê-las em conta ao</p><p style="text-align: left;">escrever o seu conteúdo (usando uma boa variação de palavras-chave) poderia produzir</p><p style="text-align: left;">resultados positivos. O Google AdWords oferece uma ferramenta de palavras-chave muito útil</p><p style="text-align: left;">que o ajudará a descobrir novas palavras-chave, mostrando o volume aproximado de</p><p style="text-align: left;">pesquisas para cada termo. Além disso, a Ferramenta do Google para Webmasters lhe</p><p style="text-align: left;">fornece as palavras-chave mais pesquisadas que resultam em seu site, e quais delas fizeram</p><p style="text-align: left;">com que o usuário visite seu site.</p><p style="text-align: left;">● Crie conteúdo exclusivo e atualizado – Conteúdo original não só fará com que seus</p><p style="text-align: left;">usuários atuais voltem, irá também trazer novos visitantes.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● reescrever (ou copiar) conteúdo existente que vai trazer pouco valor extra para</p><p style="text-align: left;">seus usuários</p><p style="text-align: left;">● ter versões do seu conteúdo duplicadas ou muito parecidas em seu site (veja</p><p style="text-align: left;">mais informações sobre conteúdo duplicado)</p><p style="text-align: left;">● Ofereça conteúdo e serviços exclusivos - Pense em criar um serviço que nenhum outro site</p><p style="text-align: left;">oferece. Você poderia também escrever um artigo ou publicar uma pesquisa, fazer uma</p><p style="text-align: left;">entrevista exclusiva ou tirar proveito das particularidades de sua base de usuários. Outros</p><p style="text-align: left;">sites podem não dispor dos recursos ou conhecimentos técnicos para fazer essas coisas.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● Crie conteúdo essencialmente para os seus usuários e não para os mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa – Desenvolva seu site tendo em mente as necessidades de seus visitantes,</p><p style="text-align: left;">assegurando ao mesmo tempo que seu site seja facilmente acessível aos mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa. Isso normalmente produz resultados positivos.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● inserir palavras-chave repetidas que visam os mecanismos de pesquisa e que</p><p style="text-align: left;">sejam desnecessárias, sem sentido ou incomodem os usuários</p><p style="text-align: left;">● ter blocos de texto com "freqüentes erros ortográficos utilizados para chegar a</p><p style="text-align: left;">esta página", o que adiciona pouco valor para os usuários</p><p style="text-align: left;">●   texto escondido para os usuários, mas aparente aos mecanismos de pesquisa</p><p style="text-align: left;">Escreva texto âncora melhores</p><p style="text-align: left;">Texto âncora é o texto clicável que os usuários vêem como link, e é colocado dentro da tag de âncora</p><p style="text-align: left;"><a href="..."></ a>.</p><p style="text-align: left;">Este texto âncora descreve com precisão o conteúdo de uma de nossas páginas</p><p style="text-align: left;">Este texto diz aos usuários e ao Google algo sobre a página que você está apontando. Links em sua</p><p style="text-align: left;">página podem ser internos - que apontam para outras páginas do seu site - ou externos – apontando</p><p style="text-align: left;">para conteúdo de outros sites. Em ambos os casos, quanto melhor o texto âncora, mais fácil será</p><p style="text-align: left;">para os usuários navegar e para Google entender do que se trata a página que você está apontando.</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para texto âncora</p><p style="text-align: left;">● Escolha um texto descritivo - O texto âncora que você usa para um link deve oferecer pelo</p><p style="text-align: left;">menos uma idéia básica sobre a página que ele aponta.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● escrever textos âncora genéricos como "página", "artigo", ou "clique aqui"</p><p style="text-align: left;">● utilizar um texto off-topic ou que não tenha relação com o conteúdo da página</p><p style="text-align: left;">apontada</p><p style="text-align: left;">● utilizar a URL da página como texto âncora como regra geral (existem, porém,</p><p style="text-align: left;">circunstâncias onde faz sentido utilizar a URL, tal como a promoção ou</p><p style="text-align: left;">referencia a um novo site)</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● Escreva textos concisos – Procure escrever textos curto porém descritivos – geralmente</p><p style="text-align: left;">algumas palavras ou uma pequena frase.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● escrever textos âncora muito longos, tais como uma frase longa ou parágrafo</p><p style="text-align: left;">● Estilize seus links de forma a torná-los facilmente reconhecíveis – Torne fácil a distinção</p><p style="text-align: left;">entre links e textos. O seu conteúdo pode se tornar menos útil se os usuários não perceberem</p><p style="text-align: left;">os links ou se clicarem acidentalmente neles.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● usar CSS ou estilos que faça com que links se confundam com texto normal</p><p style="text-align: left;">● Pense também no texto âncora para links internos – Geralmente pensamos em links como</p><p style="text-align: left;">formas de apontar para sites externos, mas dar atenção ao texto utilizado nos links internos</p><p style="text-align: left;">pode ajudar os usuários e ao Google a navegar melhor no seu site.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● preeencher o texto âncora com palavras-chave ou frases longas apenas para</p><p style="text-align: left;">ludibriar os mecanismos de pesquisa</p><p style="text-align: left;">● criar links desnecessários que não ajudem o usuário a navegar em seu site</p><p style="text-align: left;">Use tags de cabeçalho apropriadamente</p><p style="text-align: left;">As tags de cabeçalho (não confundir com a tag <head> ou cabeçalhos HTTP) são utilizadas para</p><p style="text-align: left;">apresentar estrutura da página para os usuários. Existem seis tamanhos de tags de cabeçalho,</p><p style="text-align: left;">começando com <h1>, a mais importante, e terminando com <h6>, a de menor importância.</p><p style="text-align: left;">Em uma página contendo notícias, poderíamos colocar o nome do nosso site em uma tag <h1></p><p style="text-align: left;">e os títulos das notícias em tags <h2></p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesTags de cabeçalho aumentam o tamanho da fonte, o que ajuda os usuários a perceber a</p><p style="text-align: left;">importância do texto contido nelas e colabora para a compreensão do conteúdo que vem logo</p><p style="text-align: left;">após ele. Utilizar tags de cabeçalhos de diversos tamanhos criando uma ordem hierárquica ajuda</p><p style="text-align: left;">a estruturar o seu conteúdo e torna mais fácil para os usuários navegarem pelo seu documento.</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para a tags de cabeçalho</p><p style="text-align: left;">● Imagine que está escrevendo um resumo esquemático - Da mesma forma como você</p><p style="text-align: left;">desenvolveria um esquema para um grande projeto, pense nos pontos principais e pontos</p><p style="text-align: left;">secundários do conteúdo da página e decida em que posição utilizar adequadamente as</p><p style="text-align: left;">tags de cabeçalho.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● colocar textos na tag de cabeçalho que não são úteis na definição da</p><p style="text-align: left;">estrutura da página</p><p style="text-align: left;">● utilizar tags de cabeçalho onde outras tags como <em> ou <strong> façam</p><p style="text-align: left;">mais sentido.</p><p style="text-align: left;">● alternar entre tags de cabeçalho sem nenhuma lógica</p><p style="text-align: left;">● Utilize tags de cabeçalho com moderação – Utilize tags de cabeçalho onde faça sentido.</p><p style="text-align: left;">Popular sua página com demasiadas tags de cabeçalho pode tornar a leitura do texto difícil</p><p style="text-align: left;">e não deixa nítido onde um assunto começa e outro termina.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● utilizar tags de cabeçalho de forma excessiva em toda a página</p><p style="text-align: left;">● colocar todo o texto da página em uma tag de cabeçalho</p><p style="text-align: left;">● utilizar a tag de cabeçalho apenas para definir o estilo do texto e não para</p><p style="text-align: left;">estruturá-lo</p><p style="text-align: left;">Otimize o uso de imagens</p><p style="text-align: left;">Imagens podem parecer um simples componente do seu site, mas você pode otimizar a utilização</p><p style="text-align: left;">delas. Todas as imagens podem ter um nome de arquivo e atributo "alt" (alternativo) únicos, dos quais</p><p style="text-align: left;">você deve tirar vantagem.</p><p style="text-align: left;">O atributo "alt" permite especificar um texto alternativo para a imagem, caso ela não possa ser</p><p style="text-align: left;">exibida por alguma razão.</p><p style="text-align: left;">Nosso texto “alt” é uma breve descrição da imagem</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesPor que utilizar este atributo? Se um usuário estiver visualizando o site em um navegador que não</p><p style="text-align: left;">suporta imagens, ou utilizando tecnologias alternativas tais como um leitor de telas, o conteúdo do</p><p style="text-align: left;">atributo alt fornecer informações sobre a imagem.</p><p style="text-align: left;">Por alguma razão nossa imagem não foi exibida para o</p><p style="text-align: left;">usuário, mas o texto alternativo sim</p><p style="text-align: left;">Outra razão é que se você estiver usando uma imagem como link, o texto alternativo dessa imagem</p><p style="text-align: left;">será tratado de maneira similar ao texto âncora de um link de texto. No entanto, não recomendamos</p><p style="text-align: left;">utilizar muitos links de imagens na navegação de seu site, onde o uso de texto é possível. Por fim,</p><p style="text-align: left;">otimizar o nome da imagem e o atributo “alt” torna mais fácil para mecanismos de pesquisa de</p><p style="text-align: left;">imagens, como a Pesquisa de Imagens do Google, a compreender melhor as suas imagens. </p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para imagens</p><p style="text-align: left;">● Utilize nomes de arquivos e atributos “alt” curtos e descritivos - Como muitas das outras</p><p style="text-align: left;">partes da página que podem ser otimizadas, nomes de arquivo e atributos “alt” (linguagem</p><p style="text-align: left;">ASCII) são melhores quando são curtos e descritivos.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● utilizar nomes genéricos como "imagem1.jpg", "foto.gif", "1.jpg" quando possível</p><p style="text-align: left;">(sites com milhares de imagens podem preferir automatizar esse processo)</p><p style="text-align: left;">● escrever nomes extremamente longos</p><p style="text-align: left;">● preencher o atributo “alt” com palavras-chave ou copiar e colar frases inteiras</p><p style="text-align: left;">● Forneça atributos “alt” ao utilizar imagens como links - Se você decidir usar uma imagem</p><p style="text-align: left;">como um link, preencher o texto alternativo ajuda ao Google a compreender melhor a página</p><p style="text-align: left;">que você está apontando. Imagine que está escrevendo o texto âncora de um link de texto.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● atributos “alt” excessivamente longos que podem ser considerados spam</p><p style="text-align: left;">● utilizar apenas imagens como links de navegação</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● Armazene imagens em um diretório separado - Em vez de ter arquivos de imagem</p><p style="text-align: left;">espalhados em diversos diretórios e subdiretórios no seu domínio, considere consolidar suas</p><p style="text-align: left;">imagens em um único diretório (por exemplo, brandonsbaseballcards.com/images/).</p><p style="text-align: left;">● Utilize formato de arquivos amplamente suportados - A maioria dos navegadores</p><p style="text-align: left;">suportam imagens em formato JPEG, GIF, PNG e BMP. Também é uma boa idéia ter a</p><p style="text-align: left;">extensão do seu arquivo correspondendo com o formato do arquivo.</p><p style="text-align: left;">Faça uma utilização eficaz do robots.txt</p><p style="text-align: left;">Um arquivo "robots.txt" informa aos mecanismos de pesquisa se podem ou não acessar e varrer</p><p style="text-align: left;">parte de seu site. Esse arquivo, que deve ser denominado "robots.txt", é colocado na raiz do site.</p><p style="text-align: left;">O endereço do nosso arquivo robots.txt</p><p style="text-align: left;">Todos os mecanismos de pesquisa compatíveis (indicado pelo símbolo asterisco *) não deverão</p><p style="text-align: left;">acessar nem indexar o conteúdo em /images/ ou qualquer URL cujo caminho começa com /search</p><p style="text-align: left;">Você pode desejar que certas páginas do seu site não sejam rastreadas porque elas não são úteis</p><p style="text-align: left;">para os usuários se encontradas em um resultado de pesquisa nos mecanismos de pesquisa. Se</p><p style="text-align: left;">você quiser evitar que os mecanismos de pesquisa rastreiem suas páginas, o Google Webmaster</p><p style="text-align: left;">Tools tem um gerador de robots.txt [inglês] que o ajudará a criar esse arquivo. Note que se seu site</p><p style="text-align: left;">utiliza subdomínios, para que determinadas páginas não sejam rastreadas em um subdomínio</p><p style="text-align: left;">específico, você precisará criar um arquivo robots.txt para cada subdomínio separadamente. Para</p><p style="text-align: left;">obter maiores informações sobre robots.txt, sugerimos o guia utilizando arquivos robots.txt da Central</p><p style="text-align: left;">de Ajuda para Webmasters.</p><p style="text-align: left;">Existem diversas formas de prevenir que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa, como a</p><p style="text-align: left;">adição do parâmetro "NOINDEX" na meta tag robots, utilizando .htaccess para proteger diretórios</p><p style="text-align: left;">com senha ou utilizando as Ferramentas do Google para Webmasters para remover conteúdos que já</p><p style="text-align: left;">foram rastreados. O engenheiro do Google Matt Cutts explica as formas para bloquear URLs [inglês]</p><p style="text-align: left;">em um vídeo muito útil.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesPráticas recomendadas para robots.txt</p><p style="text-align: left;">● Utilize métodos mais seguros para conteúdos delicados - Você não deve utilizar robots.txt</p><p style="text-align: left;">para bloquear materiais delicados ou confidenciais. Uma das razões é que os mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa podem referenciar URLs bloqueadas (mostrando apenas a URL, sem título ou</p><p style="text-align: left;">snippet) se houver algum link na internet apontando para essa URL. Também é possível que</p><p style="text-align: left;">mecanismos de pesquisa desonestos ou não compatíveis com o Robots Exclusion Standart</p><p style="text-align: left;">não obedeçam a instrução em seu robots.txt. Finalmente, um usuário curioso poderia</p><p style="text-align: left;">examinar a estrutura de diretórios em seu arquivo robots.txt e adivinhar a URL do conteúdo</p><p style="text-align: left;">que você não quer que vejam. Criptografar o conteúdo ou proteger através de senha</p><p style="text-align: left;">utilizando o .htaccess são alternativas mais seguras.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● permitir que páginas de resultado de pesquisa sejam indexadas (usuários não</p><p style="text-align: left;">gostam de sair de uma página de resultado de pesquisas e cair em outra que</p><p style="text-align: left;">não adicione valor significativo para eles)</p><p style="text-align: left;">● permitir a indexação de um grande número de páginas geradas</p><p style="text-align: left;">automaticamente, com conteúdo idêntico ou muito semelhante: "Será que estas</p><p style="text-align: left;">quase 100.000 páginas precisam realmente estar no índice do mecanismo de</p><p style="text-align: left;">pesquisa?"</p><p style="text-align: left;">● permitir que URLs resultantes de um serviços de proxy sejam rastreadas</p><p style="text-align: left;">Tenha em conta rel="nofollow" para links</p><p style="text-align: left;">Definir o valor do atributo "rel" de um link como "nofollow" diz ao Google que determinado link em seu</p><p style="text-align: left;">site não deve ser seguido ou passar a reputação da sua página para as páginas vinculadas a ela.</p><p style="text-align: left;">Para criar um link nofollow, basta incluir rel="nofollow" dentro da tag âncora do link.</p><p style="text-align: left;">Se você aponta um link para um site que você não confia e para o qual não quer passar</p><p style="text-align: left;">a reputação do seu site, use nofollow</p><p style="text-align: left;">Quando isso seria útil? Se o seu site tem um blog onde os comentários são públicos, os links</p><p style="text-align: left;">presentes nesses comentários poderiam passar a sua reputação para páginas com as quais você</p><p style="text-align: left;">talvez não se sinta confortável. Blogs com seções para comentários são altamente suscetíveis à</p><p style="text-align: left;">spam de comentário. Aplicar a tag nofollow nesses links adicionados por usuários garante que você</p><p style="text-align: left;">não estará passando a reputação que você conquistou a um site duvidoso. Muitos pacotes de</p><p style="text-align: left;">programas para blogs aplicam nofollow de forma automática em todos os comentários deixado por</p><p style="text-align: left;">usuários, mas aqueles que não o faz, podem ser manualmente configurados. Esse conselho também</p><p style="text-align: left;">vale para outras áreas do seu site, que podem envolver conteúdos produzidos pelos usuários, tais</p><p style="text-align: left;">como guestbooks, fóruns, mural de recados, lista de referencias, etc. Se você confia nos links</p><p style="text-align: left;">adicionados por terceiros (por exemplo, se um comentarista é de sua confiança), então não há</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantesnecessidade de usar nofollow em links; porém, apontar um link para sites considerados spam pelo</p><p style="text-align: left;">Google, pode afetar a reputação do seu próprio site. A Central de Ajuda para Webmaster tem mais</p><p style="text-align: left;">dicas sobre como evitar spam de comentários, utilizando CAPTCHAs e ativando moderação de</p><p style="text-align: left;">comentários entre outros exemplos.</p><p style="text-align: left;">Um spammer de comentários deixa uma mensagem em uma postagem das</p><p style="text-align: left;">nossas notícias, na esperança de obter um pouco da reputação do nosso site</p><p style="text-align: left;">Outra utilização do nofollow é quando você está escrevendo conteúdo e quer referenciar um site na</p><p style="text-align: left;">Internet, mas não quer passar sua reputação para ele. Por exemplo, imagine que você está</p><p style="text-align: left;">escrevendo um artigo no seu blog sobre o tema “spammers de comentário” e você quer mostrar um</p><p style="text-align: left;">site de exemplo, que recentemente deixou spam em forma de comentário no seu blog. Como deseja</p><p style="text-align: left;">avisar outras pessoas sobre o site, você inclui o link para ele em seu conteúdo; no entanto, você</p><p style="text-align: left;">certamente não quer passar a sua reputação para esse site. Esta seria uma boa hora para usar</p><p style="text-align: left;">nofollow.</p><p style="text-align: left;">Finalmente, se você estiver interessado em utilizar nofollow em todos os links de uma página, você</p><p style="text-align: left;">pode usar "nofollow" na sua robots meta tag, que é colocada dentro da tag <head> da sua página. O</p><p style="text-align: left;">Blog da Central do Webmaster possui um artigo muito útil sobre como utilizar a meta tag robots</p><p style="text-align: left;">[inglês] Este método é escrito como <meta name="robots" content="nofollow">.</p><p style="text-align: left;">Isto aplicaria nofollow em todos os links em uma página</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesDivulgue seu site da forma correta</p><p style="text-align: left;">Enquanto a maioria dos links para seu site serão adquiridos gradualmente, à medida que as</p><p style="text-align: left;">pessoas descubram o seu conteúdo através de pesquisa ou de outras maneiras e criarem um</p><p style="text-align: left;">link para ele, o Google entende que você queira mostrar ao mundo o resultado de seu trabalho</p><p style="text-align: left;">árduo. Promover eficientemente seu novo conteúdo levará a uma descoberta mais rápida por</p><p style="text-align: left;">aqueles que estejam interessados no mesmo tema. Como na maioria dos pontos abordados</p><p style="text-align: left;">neste documento, considerar estas recomendações a um extremo pode realmente prejudicar a</p><p style="text-align: left;">reputação de seu site.</p><p style="text-align: left;">Práticas recomendadas para promover o seu site</p><p style="text-align: left;">● Blog sobre novos conteúdos ou serviços – Publicar novidades no blog de seu</p><p style="text-align: left;">próprio site é uma boa maneira de anunciar novos conteúdos ou serviços. Outros</p><p style="text-align: left;">webmasters que leiam o seu blog ou subscrevam a sua feed RSS poderão promover</p><p style="text-align: left;">suas novidades.</p><p style="text-align: left;">● Não se esqueça da promocção offline – Promover o seu site offline pode também</p><p style="text-align: left;">ser recompensador. Por exemplo, se você tiver um negócio local, certifique-se sua URL</p><p style="text-align: left;">está listada no seu cartão de visitaa, papéis timbrados, cartazes, etc. Você pode</p><p style="text-align: left;">também enviar boletins informativos aos clientes através do correio, com informações</p><p style="text-align: left;">sobre novos produtos e conteúdos de seu website. </p><p style="text-align: left;">● Conheça os sites de mídia social - Sites mídia social construída em torno da</p><p style="text-align: left;">interação e compartilhamento dos usuários torna mais fácil a grupos de pessoas</p><p style="text-align: left;">interessadas corresponder-se com conteúdo relevante.</p><p style="text-align: left;">Evite:</p><p style="text-align: left;">● tentar promover cada pequena nova alteração de conteúdo que você</p><p style="text-align: left;">faça; promova apenas grandes mudanças ou fatos interessantes.</p><p style="text-align: left;">● envolver o seu site em programas onde o seu conteúdo é artificialmente</p><p style="text-align: left;">promovido ao topo desses serviços</p><p style="text-align: left;">● Adicione o seu negócio no Google Local Business Center - Se você tem uma</p><p style="text-align: left;">empresa local, adicionar a sua informação no Centro de Negócios do Google vai ajudá-</p><p style="text-align: left;">lo a chegar a clientes que utilizem o Google Maps e a pesquisa na web. A Central de</p><p style="text-align: left;">Ajuda do Webmaster tem mais dicas para promover a sua empresa local.</p><p style="text-align: left;">● Alcance aqueles que estão em comunidades relacionadas – É muito provável que</p><p style="text-align: left;">existam sites que cobrem áreas temáticas semelhantes às suas. Comunicar-se com</p><p style="text-align: left;">esses sites é geralmente benéfico. Temas da atualidade que apareçam em seu nicho</p><p style="text-align: left;">ou na comunidade podem desencadear novas idéias para conteúdo ou a criação de</p><p style="text-align: left;">uma boa comunidade de recursos.</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para IniciantesEvite:</p><p style="text-align: left;">● enviar spam a todos os sites relacionados ao seu tema</p><p style="text-align: left;">● comprar links de outro sites com o objetivo de conseguir PageRank ao</p><p style="text-align: left;">invés de tráfego</p><p style="text-align: left;">Utilize as ferramentas gratuitas para webmasters</p><p style="text-align: left;">Os principais mecanismos de pesquisa, incluindo Google, fornecem ferramentas gratuitas para</p><p style="text-align: left;">webmasters. As Ferramentas do Google para Webmasters ajudam a ter um melhor controle de</p><p style="text-align: left;">como o Google interage com os seus sites e a obter informações úteis sobre o seu site.</p><p style="text-align: left;">Utilizar as ferramentas para webmasters não irá ajudar a obter um tratamento preferencial</p><p style="text-align: left;">para o seu site; no entanto, ele pode ajudá-lo a identificar questões que, quando resolvidas,</p><p style="text-align: left;">podem melhorar o desempenho do seu site nos resultados da pesquisa. Com este serviço, os</p><p style="text-align: left;">webmasters podem:</p><p style="text-align: left;">● ver que partes de um site tiveram problemas de rastreamento pelo Googlebot</p><p style="text-align: left;">● enviar um arquivo Sitemap XML</p><p style="text-align: left;">●   analisar e gerar um arquivo robots.txt</p><p style="text-align: left;">● remover URLs já rastreadas pelo Googlebot</p><p style="text-align: left;">● especificar o domínio preferido</p><p style="text-align: left;">● identificar problemas com títulos e meta tags de descrição [inglês]</p><p style="text-align: left;">● entender os termos de pesquisa mais utilizados para chegar a um site</p><p style="text-align: left;">● ter uma idéia da forma como o Googlebot vê páginas</p><p style="text-align: left;">●   remover links indesejados que o Google pode usar nos resultados de pesquisa</p><p style="text-align: left;">● receber notificação de violação das diretrizes de qualidade e solicitar reconsideração</p><p style="text-align: left;">Yahoo! (Yahoo! Site Explorer) e Microsoft (Live Search Webmaster Tools) também oferecem</p><p style="text-align: left;">ferramentas gratuitas para webmasters.</p><p style="text-align: left;">Aproveite os serviços de análise da web</p><p style="text-align: left;">Caso tenha melhorado o rastreamento e a indexação do seu site usando o Google Webmaster</p><p style="text-align: left;">Tools ou outro serviço, provavelmente está curioso sobre o tráfego que chega ao seu site.</p><p style="text-align: left;">Programas de análise de tráfego como o Google Analytics  são uma valiosa fonte de</p><p style="text-align: left;">informação. Você pode usá-los para:</p><p style="text-align: left;">● entender como os usuários acessam e interagem com seu site</p><p style="text-align: left;">● descobrir os conteúdos mais populares do seu site</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes● medir o impacto das otimizações que você fizer em seu site (por exemplo, após</p><p style="text-align: left;">modificar os títulos e meta tags de descrição, o tráfego vindo dos mecanismos de</p><p style="text-align: left;">pesquisa melhorou?)</p><p style="text-align: left;">Para usuários avançados, a informação fornecida por um pacote de análise, combinados com</p><p style="text-align: left;">os dados de seu servidor [inglês] podem fornecer informações ainda mais abrangentes sobre</p><p style="text-align: left;">como os visitantes estão interagindo com os seus documentos (como palavras-chave</p><p style="text-align: left;">adicionais que poderiam ser usadas para encontrar seu site).</p><p style="text-align: left;">Por último, o Google oferece uma ferramenta chamada Google Website Optimizer que permite</p><p style="text-align: left;">que você execute testes e veja qual o efeito de pequenas modificações de modo a produzir as</p><p style="text-align: left;">melhores taxas de conversão. Isto, em combinação com o Google Analytics e as Ferramentas</p><p style="text-align: left;">do Google para Webmasters (consulte nosso vídeo sobre o uso do "Google Trifecta" [inglês]),</p><p style="text-align: left;">representam um poderoso meio para começar a melhorar seu site.</p><p style="text-align: left;">Recursos úteis para webmasters</p><p style="text-align: left;">Grupo de Ajuda do webmaster do Google - Tem alguma pergunta ou comentário sobre o nosso guia?</p><p style="text-align: left;">Avise-nos.</p><p style="text-align: left;">Blog da Central do Webmaster – Artigos freqüentemente atualizado por Googlers sobre como</p><p style="text-align: left;">melhorar o seu site.</p><p style="text-align: left;">Central de Ajuda do Webmaster – Cheio de documentação em profundidade sobre as questões</p><p style="text-align: left;">relacionadas com webmaster.</p><p style="text-align: left;">Ferramentas do Google para Webmasters – Otimizar a forma como o Google interage com o seu site.</p><p style="text-align: left;">Diretrizes do Google para Webmaster – Diretrizes técnicas de design, conteúdo e qualidade.</p><p style="text-align: left;">Google Analytics – Localizar a fonte dos seus visitantes, o que estão vendo, e aferir mudanças.</p><p style="text-align: left;">Google Website Optimizer –  Faça testes em suas páginas para ver o que vai funcionar e o que não</p><p style="text-align: left;">vai.</p><p style="text-align: left;">Dicas para contratar um SEO – Se você não quiser fazê-lo sozinho, estas dicas devem ajudá-lo a</p><p style="text-align: left;">escolher uma empresa de SEO.</p><p style="text-align: left;">Salvo se anuncie o contrario, o conteúdo deste documento encontra-se sob a licença Creative</p><p style="text-align: left;">Commons Attribution 3.0 License. (Traduzido por Pedro Dias (PT-Pt) e Ariel Lambrecht (PT-Br))</p><p style="text-align: left;">Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) - Guia do Google para Iniciantes</p><p style="text-align: left;"><br></p><p style="text-align: left;">Font: <a href="http://static.googleusercontent.com/external_content/untrusted_dlcp/www.google.com/pt-BR//intl/pt-BR/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf">http://static.googleusercontent.com/external_content/untrusted_dlcp/www.google.com/pt-BR//intl/pt-BR/webmasters/docs/guia-otimizacao-para-mecanismos-de-pesquisa-pt-br.pdf</a></p><p></p>

Vamos falar de SEO

Vamos falar de SEO.. logo abaixo segui um material encontrado no site do google parte de SEO.
Quem melhor pra falar de SEO do que a google certo.


SEO é o acrônimo em inglês de "otimização do mecanismo de pesquisa" ou "otimizador do mecanismo de pesquisa". A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as vantagens potenciais, bem como os danos que um SEO irresponsável pode causar ao seu site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
  • Análise do conteúdo ou da estrutura do seu site
  • Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
  • Pesquisa de palavras-chave
  • Treinamento de SEO
  • Experiência em regiões e mercados específicos.
A página de resultados do Google inclui resultados de pesquisa orgânicos e, frequentemente, publicidade paga (indicada pelo título "Links patrocinados") também. Anunciar no Google não terá qualquer efeito na presença do seu site em nossos resultados de pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites nos resultados de pesquisa; não há custos para aparecer em nossos resultados de pesquisa orgânicos. Recursos gratuitos, como as Ferramentas do Google para webmasters, o blog da Central do webmaster oficial e o fórum de discussão, podem oferecer excelentes informações sobre como otimizar seu site para pesquisa orgânica. Muitas dessas fontes gratuitas, além de informações sobre pesquisa paga, podem ser encontradas na Central do webmaster do Google.
Antes de iniciar sua pesquisa por um SEO, é recomendável tornar-se um consumidor informado e se familiarizar com o modo como os mecanismos de pesquisa funcionam. Recomendamos iniciar aqui:
Se você estiver pensando em contratar um SEO, quanto antes melhor. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design do site ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e o seu SEO podem garantir que o seu site seja criado para ser conveniente para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Porém, um bom SEO também pode ajudar a melhorar um site existente.
Algumas perguntas úteis a serem feitas a um SEO incluem
  • Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
  • Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
  • Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar o seu negócio de pesquisa orgânico?
  • Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
  • Qual é a sua experiência no meu setor?
  • Qual é a sua experiência no meu país ou em minha cidade?
  • Qual é a sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
  • Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
  • Há quanto tempo você está no mercado?
  • Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Embora os SEOs possam oferecer serviços valiosos aos clientes, alguns SEOs com comportamentos antiéticos são vistos com maus olhos no setor por suas práticas de marketing exageradamente agressivas e suas tentativas de manipular de forma inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas diretrizes podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do nosso índice. Veja alguns aspectos a serem considerados:
  • Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
    "Prezado google.com.br,
    Visitamos o seu site e constatamos que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa..."
    Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que "queimam a gordura enquanto você dorme" ou solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos.
  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir a sua classificação ou ter um "relacionamento privilegiado" com o Google ou que anunciam um "envio prioritário" para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única forma de enviar um site diretamente ao Google é por meio da página Envie seu conteúdo ou enviando um Sitemap, e você pode fazer isso por conta própria sem custo algum.
  • Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como páginas de entrada ou domínios "descartáveis", o seu site poderá ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor verificar exatamente como pretendem "ajudar" você. Se um SEO possui acesso ao FTP do seu servidor, ele deve explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
  • Você nunca deve precisar ter um link para um SEO.Evite SEOs que falam do poder dos links "gratuitos e para todos", de esquemas de popularidade de links ou que enviam o seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam a sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa; ao menos, não de uma forma que você consideraria positiva.
  • Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a um determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Você também pode consultar algumas informações que saíram na imprensa, inclusive este artigo em inglês sobre um SEO especialmente agressivo:http://seattletimes.nwsource.com/html/businesstechnology/2002002970_nwbizbriefs12.html. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs, as quais adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento comercialmente aceitável. Tome cuidado.
  • Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos seus resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados de pesquisa normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem que você ocupará as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, mas na verdade aparecerá na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa. Alguns SEOs chegam até a alterar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que "controlam" outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, pois os nossos anúncios são identificados de forma clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mas pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
  • Quais são os abusos mais comuns que o proprietário de um site pode encontrar?
  • Um golpe comum é a criação de domínios "de fachada", que encaminham os usuários para um site por meio de redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega estar trabalhando em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vingar, o SEO poderá apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Se isso acontecer, o cliente pagou para criar um site concorrente que pertence ao SEO. Outra prática ilícita é colocar páginas "de entrada" carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso tornará a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que uma única página é raramente relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas páginas de entrada frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Tais páginas de entrada sugam a popularidade dos links do site e encaminham para o SEO e seus outros clientes, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
  • Que outras coisas eu devo verificar?
  • Alguns sinais de alerta podem indicar que você está lidando com um SEO desonesto. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga o seu instinto. E, principalmente, não pense duas vezes em desistir se o seu SEO:
    • tiver domínios de fachada
    • colocar links para outros clientes nas páginas de entrada
    • oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços
    • não distinguir entre verdadeiros resultados de pesquisa e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa
    • garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você obteria de qualquer forma
    • utilizar diversos aliases ou informações WHOIS falsas
    • obtiver tráfego a partir de "falsos" mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware
    • tiver tido domínios excluídos do índice do Google ou se ele mesmo não estiver listado no Google
    Se você achar que foi enganado por um SEO, convém denunciar o fato. Nos Estados Unidos, a FTC (Comissão Federal de Comércio) cuida das reclamações relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para registrar uma reclamação, acesse:http://www.ftc.gov/ e clique em "File a Complaint Online" (Registrar uma reclamação on-line), ligue para             1-877-FTC-HELP       ou escreva para:
    Federal Trade Commission CRC-240 Washington, D.C. 20580
    Se a sua reclamação for contra uma empresa em outro país, registre-a emhttp://www.econsumer.gov/.
atualizado 03/09/2012