Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Surge primeiro malware brasileiro que ataca o Facebook

Surge primeiro malware brasileiro que ataca o Facebook
autor: risastoider
O uso do Facebook no Brasil cresceu 258% no último ano, contra 28% do Orkut que, durante muito tempo, foi a rede social preferida dos brasileiros. De olho nesse novo cenário, cibercriminosos desenvolveram a primeira ameaça do país com foco no Facebook.

De acordo com a Kaspersky Lab, que descobriu a ameaça, o código é distribuído por meio de um ataque dedrive-by-download, no qual uma página falsa é preparada para enganar e infectar o usuário com o download de um aplicativo malicioso.
Caso o usuário caia no golpe e execute o programa, o worm se instala no sistema e faz o download de outros arquivos maliciosos
Imagem: Kaspersky Lab

Caso o usuário caia no golpe e execute o programa, o worm se instala no sistema e faz o download de outros arquivos maliciosos, incluindo trojans especializados em roubar credenciais de acesso a Internet Banking. O programa nocivo, identificado pela Kaspersky como "IM-Worm.Win32.FBook.a", também baixa malwares que capturam logins e senhas de acesso do Facebook, Twitter e Orkut.

Para se disseminar, a aplicação envia, aos contatos da vítima, uma mensagem com o link de download no chat da própria rede. O texto com a URL perigosa também pode ser encaminhado para os perfis no Orkut, Twitter e ainda nos serviços de mensagem instantânea GTalk e MSN.
"" A popularização da rede fará com que os ataques passem a ser concentrados no Facebook
Imagem: Kaspersky Lab

“A popularização da rede fará com que os ataques passem a ser concentrados no Facebook. Esse será o primeiro de muitos outros que virão”, prevê o analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil e descobridor do novo worm, Fábio Assolini. Segundo o analista, o alcance da praga é baixo até o momento. “Registramos infecções de usuários no Brasil e em Portugal, mas o número de vítimas é pequeno porque reportamos o problema ao Facebook, que tem bloqueado o link”, assegura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

............