sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Hacker picha a página do Blog do Planalto

Hacker picha a página do Blog do Planalto


Na madrugada desta quinta-feira (13/10), a Dataprev - Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social - foi surpreendida com um ataque de um cracker que se autodenomina na rede "@DonR4AUL o Hacker Beleza", contra o Blog do Planalto.
O cibercriminoso pichou o blog com uma mensagem contra a corrupção no país, numa espécie de comemoração solitária pelas manifestações populares que ocorreram ao longo desta quarta-feira,12/10, em 10 cidades do país.
A Dataprev, ao idenfificar o problema, retirou o Blog do Planalto do ar. Mas até por volta 5 horas desta madrugada podia se ver a página pichada, registrada em cache pelo Google.



Apesar de todas as principais páginas oficiais do governo estarem hospedadas no Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, o Blog do Planalto é a única que ficou com o gerenciamento à cargo da Dataprev.
O Blog foi criado há mais de dois anos pelo presidente Lula. Na época, o presidente aprovou uma proposta de cobertura das suas atividades no governo de forma mais coloquial e mais próxima aos internautas e das redes sociais.
O Serpro chegou a ser designado para a missão de gerenciamento da página, mas pediu prazo para a execução, devido aos problemas de requisitos de segurança que isso implicaria. Afinal, o blog do presidente não poderia ficar exposto aos cibercriminosos. E foi.
A direção da Dataprev acabou atropelando o Serpro junto ao presidente e se ofereceu para colocar o Blog do Planalto mais rápido "no ar". E assim fez. Em tempo recorde, Lula já tinha um espaço para a divulgação das suas atividades na Internet, sem a necessidade de expô-las na página oficial da Presidência da República.
O Serpro foi escanteado e, na época, chegou a virar motivo de piada de assessores de imprensa da Presidência da República, que qualificaram a principal empresa de processamento de dados do governo a um "Fiat 147", por ter sido lenta na execução do serviço.
Agora, o governo já estaria cogitando em também colocar o Blog do Planalto na esfera de gerenciamento do Serpro. A informação, entretanto, não foi confirmada pela direção da estatal, que se limitou apenas a informar que, por enquanto, não tem nenhum controle sobre aquilo que ocorre na rede da Dataprev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

............