Parceiro: Camisetas Hacker

Camisetas para Nerds & Hackers

domingo, 23 de dezembro de 2012

Momento Wikipédia! O que é TOR?

Momento Wikipédia!  O que é TOR?


Momento Wikipédia!
O que é TOR?

The Onion Router, também conhecido pela sigla Tor, é uma rede de computadores distribuída com o intuito de prover meios de comunicação anônima na Internet. A maioria das distribuições GNU/Linux disponibilizam pacotes do Tor, embora haja versões para diferentes sistemas operacionais, tais como Windows e Mac OS. A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet, onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa e com acesso web (apenas). O objetivo principal do projeto é garantir o anonimato do usuário que está acessando a web.

Funcionamento

O Tor-cliente é um programa que deve ser instalado no computador e que funciona como um proxy socks 5 para este. É fornecido um bind, geralmente na porta 9.050 local da máquina. Em seguida, os programas (web browser, emule etc.) devem ser configurados para usar um servidor proxy socks 5 e apontados para o endereço localhost (127.0.0.1). Às vezes, ele também possui um navegador incluído, tal como Aurora e Mozilla Firefox.

A partir daí, o Tor vai rotear todo o tráfego do computador através de túneis http da rede Tor até o destino, na rede "convencional". Se o usuário entrar em site do tipo http://myip.is/ e http://meuip.com.br/, vai ver que o seu endereço vai aparecer diferente do seu endereço real (anonimato). O endereço que vai aparecer é o endereço do nó Tor por onde ele saiu da rede Tor para a rede "convencional". O tráfego é roteado por vários nós Tor, o que pode deixar o acesso bem lento, às vezes.

Ou seja, para o servidor acessado você terá o endereço IP de um do nó de saída, como a rede Tor tem uma topologia caótica (aleatória), não se pode escolher o IP final ou de qual região da rede será. Por exemplo, usando a rede Tor você não pode escolher ter um IP de uma máquina localizada em um país ou região específica.

Ainda é possível aumentar a rede, abrindo seu computador para uso de outros usuários do Tor.

Há uma espécie de domínio com terminação .onion, acessível apenas pelo Tor. Páginas com este domínio são chamadas de Deep Web.
Características

Uma observação importante: o usuário deve ter cuidado se for usar a rede Tor para tráfegos não-criptografados, pois a segurança em nível de transporte que o Tor implementa é só até o nó Tor de saída (exit node). Desse ponto até o destino da rede "convencional", o tráfego é encaminhado da maneira original como foi entregue ao Tor na máquina local. Então, se o usuário configurar o seu Tor para operar como servidor de relay, terá a possibilidade de logar o tráfego original de todas as pessoas que estiverem passando por túneis cujo nó de saída seja o seu nó Tor.

Tor é um pacote de ferramentas para organizações e pessoas que desejam mais segurança na Internet. Com ele, o tráfego de dados na navegação de mensageiros instantâneos, IRC, navegadores, SSH e outros aplicativos que usam o protocolo TCP se tornará anônimo. Ele também fornece uma plataforma na qual os desenvolvedores podem construir novos aplicativos baseados no anonimato, segurança e privacidade. O tráfego é mais seguro ao se usar Tor, pois as comunicações são ligadas através de uma rede distribuída de servidores, chamados roteadores onion (onion router), um projeto que visa à proteção e ao direito do usuário de permanecer anônimo na Internet.

Ao invés de direcionar a rota da fonte para o destino, os pacotes de dados da rede Tor assumem um caminho aleatório através de vários servidores que cobrem os traços para que nenhum observador inoportuno saiba de onde vieram e para onde vão os dados. O propósito dessa tecnologia é proteger os usuários da Internet contra a "análise de tráfego", uma forma de monitoramento de rede que ameaça o anonimato e a privacidade, atividades comerciais confidenciais e relacionamentos, além da segurança de Estado.

A análise de tráfego é usada diariamente por corporações, governos e indivíduos que desejam manter um banco de dados do que fazem pessoas e organizações na Internet. Ao invés de procurar o teor das comunicações, a análise de tráfego rastreia de onde vêm e para onde vão os seus dados, assim como quando foram enviados e a quantidade.

Por exemplo, companhias usam a análise de tráfego para armazenar um registro de que páginas da Internet o usuário visitou para construir um perfil dos seus interesses. Suponha-se que uma indústria farmacêutica use essa análise ao pesquisar um nicho de mercado, monitorando o website do concorrente para saber quais produtos lhe interessam. Uma lista de patentes pode ser consultada, rastreando todas as buscas feitas.

Tor dificulta a análise de tráfego ao evitar o rastreamento de dados online, permitindo que o usuário decida se deseja se identificar ou não ao se comunicar. A segurança é aperfeiçoada enquanto mais pessoas se voluntariam a executar servidores. Parte do objetivo do projeto Tor é fazer um experimento com o público, ensinando as melhores saídas para obter privacidade online.
Opera Tor

Opera Tor é um programa de computador que combina o programa de anonimidade Tor com o navegador Opera e deve ser executado diretamente de uma mídia portátil, como um pen drive.

Por ser executável diretamente de uma mídia portátil, Opera Tor não precisa nem mesmo ser instalado no computador, de tal forma que seu uso não altera em nada na configuração do sistema, dos outros navegadores ou arquivos. Programas baseados em Tor tem sido usado por internautas de países submetidos a ditaduras para burlar a censura do governo, uma vez que o IP do internauta é totalmente mascarado. Sendo assim, as páginas visitadas não poderão reter informação do internauta. Apenas o provedor do usuário terá acesso aos dados e detalhes da navegação.

No âmbito do estudo da Segurança da Informação pode-se questionar, porém, se governos e desenvolvedores não teriam acesso aos dados navegados, mas até hoje não houve nenhuma evidência neste sentido. De qualquer forma, esta tem sido uma ferramenta para internautas de diversos países acessarem a internet sem censura e jornalistas divulgarem notícias desagradáveis a governos em Estados ditatoriais, sendo uma verdadeira arma de informação a favor da democracia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

............